Conclave sem clave

 
 
Na semana passada o mundo comemorou o Dia Internacional da Mulher. Lindas postagens no feicebuque nos parabenizando, outras nem tanto fazendo piadinhas machistas e outras tantas mostrando a importância do dia para reflexão do papel feminino na sociedade.


Hoje inicia-se o conclave e em todos os jornais só se fala disso. O mundo olhando uma chaminé.


Quantas mulheres vemos nas imagens mostradas na televisão ou estampadas nos jornais? Nenhuma. Curioso isso. Ainda que sejam madres, freiras e tenham um vida dedicada à Igreja, elas, as mulheres, não têm direito a voz e nem a voto dentro da convenção clerical em lugar nenhum no mundo e muito menos em Roma.  Há mulheres lá dentro, mas apenas para cozinhar, lavar e quem sabe até prestar algum serviço sexual! (Dadas as notícias dos últimos tempos não há mais o absurdo).

Agora vejam: a ex-freira brasileira Ivone Gebara, que possui doutorado em filosofia e teologia, sofreu um processo de silêncio obsequioso (pena decretada pelo Vaticano a religiosos que publicam livros contrários aos dogmas da igreja) na década de 80. Tal castigo a obrigou a renunciar os seus votos de freira. O que ela queria? Mais participação! Fala sério…
 
Aff. Esses homens com chapéus vermelhos não poderiam, além da escolha do novo papa, repensar as estruturas de governo e os privilégios medievais que a comunidade católica ainda oferece??? Aí sim, eu veria alguma beleza nesse ritual, por ora, impossível….

Vou dar uma de Galileu que perguntou aos seus opositores: O que Aristóteles acharia de tudo isso? É claro que Aristóteles, inteligente que só, compreenderia os argumentos do filósofo italiano e concordaria que essa parada da Terra ser o centro não cola mais. Se querem imitar Aristóteles comecem pela inteligência, ma che cazzo!!! Pois, então, imitando Galileu, pergunto-me: O que Jesus Cristo acharia se estivesse vendo isso tudo? Como procederia Jesus nas atuais situações? Seria contra o preservativo? Os anti-conceptivos? Acharia correto proibir as mulheres de participar de grandes decisões da Igreja? Teria medo delas? O que Jesus acharia desse monopólio? E desse juridicismo e desse clericalismo? Dessa violência espiritual e dessa hipocrisia? Obrigaria Jesus o celibato? Proibiria Jesus a comunhão aos recasados? Que diria Jesus sobre as relações sexuais antes do casamento? Como procederia Jesus em relação ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso? O que acharia Jesus vendo os bispos bebendo vinhos caríssimos em taças de ouro decidindo quem será o novo líder da Igreja e proibindo não só as mulheres, mas todo o seu rebanho de participar dessa decisão???
Esses que se dizem cristãos são os que menos parecem entender sobre Jesus. Ao que ele foi, é (sim, para muitos ele é como Elvis, está vivo em nós), quis e quiçá quer! 
 
Se a Igreja, e agora me remeto à todas as Igrejas Cristãs, é a comunidade dos que de fato acreditam em Cristo, não seria mais coerente ser o exemplo e pregar a mensagem cristã não em primeiro lugar aos outros, mas a si mesma e, portanto, não pregar apenas, mas cumprir as exigências de Jesus?

 

Pois muito bem, sabe o que eu acho que diria Jesus se acompanhasse, como eu, essas notícias todas de conclave pra cá, sem clave pra lá? Jesus diria:

 

Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.

——————————————————————

– O que esses palhaços estão fazendo aí, mãe? – Perguntou-me Yuki, meu caçula de seis anos, apontando pra televisão que mostrava os cardeais entrando na Capela Sistina protegidos pelos guardas em riste.

– Que isso, meu filho?

É… eu estou pegando muito pesado. Devo estar falando alto pela casa o que penso e o menino está aprendendo a se dirigir as pessoas dessa forma…desrespeitosa… Que feio, Elika. Que feio… É hora de rever tudo de novo… ver meu filhinho se dirigindo aos…se dirigindo aos…se dirig…

– Yuki, meu filho, de quem vc está falando, afinal???

– Desses palhaços do patati patatá, mãe! Não são eles aí em pé durinhos olhando os padres?

Não é que parece???

– Eu pensava que vc estivesse se referind… esquece, meu filho, esquece. Esses aí não são os palhaços não, tá?

Deixe um comentário

Arquivado em Opinião, Religião

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s