Não, vai ter Copa!

Agora que os investimentos já foram feitos, tanto o público quanto o privado, o que vocês querem afinal? Agora que os hotéis já aumentaram exorbitantemente o preço de suas diárias (será que vale protesto?), os turistas já compraram seus pacotes, as seleções até já reservaram seus locais de treinamento…. agora? O que vocês querem afinal com o seu hashtag nãovaitercopa? Torcer para que tudo dê errado? Para que?

Percebo que grande parte desse grupo anti-copa foi o mesmo que constituiu o gigante acordado andando pelo Brasil tipo um godzilla bêbado. Uma das coisas que já vi até cansar pelas redes sociais e comprova que esse movimento é, para dizer o mínimo, movido por pessoas altamente desinformadas e mal intencionadas, é o caso-Ronaldo-Fenômeno. A foto dele e o vídeo já obtiveram sei lá quantos compartilhamentos. Sendo que ambos, foto e vídeo, foram retirados de contextos. Ora, pessoas, uma coisa é ser burro, outra é ser um completo boçal. Será que ninguém desconfiou que Ronaldo que sempre foi tão bem assessorado não se enquadraria mesmo se ele quisesse na segunda opção? Em tempo, o que ele disse: “A Copa é uma incrível oportunidade para o Brasil. Chance de atrair atenção, investimento, turismo e mais mil coisas. Mas isso não obriga a deixar de investir em questões sociais prioritárias como saúde, educação, transporte, segurança. Afinal, não temos Copa do Mundo desde 1950 e não foi por isso que atingimos excelência em nenhuma dessas causas”. Mas isso a Globo não mostra! como vcs mesmos dizem…

Percebo jovens animados em mudar o Brasil. Que bom! Que bom! Percebo latente nessa juventude, algum desejo de transformação e uma sensibilidade aguda para a história. Contudo, é preciso que todos aproveitemos o momento para ‘aprender ‘com a dinâmica da história que está fluindo sob os fatos mais evidentes que a grande mídia tem transformado em ‘oportunidade’, sempre adequando o movimento aos seus próprios interesses. Como assim “não vai ter Copa!” nessa altura do campeonato vai contribuir para que melhoremos? Doce ilusão daqueles que dizem que com a internet o povo deixou de ser manipulado e anda bem informado…

Vejo um grande movimento tentando disseminar raiva, ódio e muitas das vezes com inverdades, tais como as palavras descontextualizadas de Ronaldo. A campanha está tão evidente que quem se vestir com a camisa do Brasil em dia de jogo está, desde já, sendo taxado de alienado, burro, conformista por gostar de futebol e torcer para a seleção. Relo-ou! Entre torcer tanto para que as coisas deem certo como para a seleção brasileira e compactuar com as mazelas que persistem e precisam ser superadas há uma grande diferença! Igualá-las? Para que? Melhorar o país?

Ora, ora…

Vocês que são contra a Copa porque somos um país com outras prioridades e torce para que o evento seja um vexame… vexame para quem? Para a Alemanha? Para a Itália? Para os Estados Unidos??? Para o Japão??? Para a França??? Poupe-me. Leiam os notícias internacionais e depois discutiremos a sério o termo “desenvolvimento”. No mais, os problemas do Brasil foram causados e vão piorar com a Copa???

Para quem fica gritando aqui que precisamos de hospitais e escolas e não de estádios algumas perguntas: Por que não gritaram antes, Pelo menos quando fomos escolhidos para sediar o mundial? Teria sido ótimo se esses patriotas tivessem agido há sete anos, quando o Brasil se candidatou à sede da Copa. Aquele foi o momento certo de tentar impedir a Copa e seus gastos, não? Por que se calaram na época? Vocês sabiam que 70% dos gastos da copa não são para construção de estádios? O maior gasto da Copa não é em estádios. Quem acha diferente está desinformado e desinformando outras pessoas. Mas tudo bem, você dirá que é para maquiar o país com obras urbanas, aeroportos, segurança pública e por aí vai. Respeito quem, de fato, está se preocupando como a realização do evento está sendo e será conduzida, pois, esta também é uma de minhas preocupações. Esses, assim como eu, reconhecem que a aversão à realização da Copa do Mundo no Brasil passa por um questionamento muito mais complexo: qual o custo do alegado sucesso desse evento para a população brasileira? Essa é uma excelente questão e pouquíssimo explorada em qualquer compartilhamento que vejo por aqui e em outras redes sociais.

Alguém aqui já ouviu falar da medida que foi aprovada pelo Congresso que limita o tempo de mandato de dirigentes esportivos e que obrigará entidades a prestar contas, em meios eletrônicos, sobre dados econômicos e financeiros, contratos, patrocínios, direitos de imagem e outros aspectos de gestão? Não, né? Quem foi o responsável por essa medida? Alguém sabe? Estranho… Vocês sabiam que os coordenadores de cobertura da Copa do JN foram orientados a transmitir a repórteres e editores a mensagem de que a Copa e a seleção brasileira são uma paixão nacional, mas que irregularidades deverão ser denunciadas e “pautas positivas” deverão ser evitadas, a não ser que “surjam naturalmente”? Perceberam que as reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já não estão sendo mais produzidas nos jornais? Por que será? Esquisito, não?

Vocês não são contra a Copa, todos sabemos. Mas ainda assim estão muito preocupados com a situação das escolas e dos hospitais públicos, não? Pois muito bem, vocês sabem quanto foi investido em saúde e educação? Sabem me dizer se um gasto (com educação e hospitais) está atrelado ao outro? Você acha que a verba da copa está saindo da Saúde e da Educação e por isso bate perninha dizendo que não vai ter Copa? Uma dica: procure saber sobre o valor da arrecadação de impostos do governo federal brasileiro no ano de 2013, de 2012 e de 2011. Depois veja a Educação. Veja quanto o governo federal repassou a Estados e municípios, através do FUNDEB, para investimentos na Educação Básica. Faça as contas, cruze os dados. Avalie, sim? E que tal lutar pela aprovação do Plano Nacional de Educação, pelo cumprimento do piso salarial nacional dos professores, pela fixação de percentuais mais elevados e progressivos de financiamento público para a saúde e pela regulação mais firme sobre os planos de saúde? Uma boa, não?

Participe! Comente você também!