A Mãe Desnecessária: A melhor mãe. Não. Péra…

barco

Há um texto que vira e mexe vejo alguém compartilhando nas redes sociais: “A Mãe Desnecessária” cuja autoria varia de Dalai Lama passando por Clarice Lispector e chegando a jornalista Márcia Neder. Para mim, pouco importa quem escreveu. Eu discordo de tudo.

O texto afirma que a boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo e toma como medida se fomos uma mãe certinha o fato de quando adultos nossos filhos não mais nos procurarem para algum conselho, pois, se tornaram seres autônomos, independentes e confiantes.

Isso para mim soa não somente falso como beira o absurdo. A minha força, definitivamente, não está na solidão. Preciso sempre ser orientada e jamais busquei a independência. E, sinceramente, não conheço ninguém completamente seguro de seus passos nesse planeta. A pergunta que nos acompanha e nos atormenta “E se…?” faz parte, acho eu, da essência e da vida do ser humano.

No mais, esse texto me incomoda porque cria a ilusão que os adultos são maduros ou, pelo menos, devem ser. Daí, pergunto-me: o que esse autor, seja lá quem for, pensa sobre maturidade? Somado ao fato de que insistem em nos dizer que somos o resultado de nossas decisões, o texto corrobora a ideia de que é possível ter certeza, um dia, de que acertamos em nossas escolhas. Já escrevi aqui no texto “Somos Mesmo Resultado de Nossas Escolhas?” sobre o quanto abomino essa ideia, mas ainda que você aceite isso, questiono se é possível ter segurança sobre uma decisão ainda mais nos dias de hoje.

Antigamente, não tínhamos lá tantas opções. Às mulheres eram dados como caminhos, digamos assim embora discorde dessa metáfora radicalmente, estudar no magistério ou casar – e uma vez casada sempre casada não importava o traste que fosse o marido. Hoje, até para comprar absorventes ficamos perdidas. Com aba ou sem aba?, com perfume ou sem perfume?, cobertura seca ou suave?, fluxo pequeno, moderado ou intenso?, e uma vez decididas todas essas opções, qual a melhor marca? Esse foi um exemplo, mas temos vários outros. Até comprar um pão requer expertise: tradicional, light ou premium?, com leite de vaca ou de cabra?, com ômega 3?, com glúten, com ovos orgânicos ou com ovos de galinhas estressadas e turbinadas de hormônios? Aff. Se no supermercado estamos assim, quando saímos dele a coisa piora. E muito. Como escolher uma profissão se nem sabemos todas que existem? Antes havia três: medicina, direito ou engenharia. Hoje podemos ser dentre muitas outras coisas trendspotter, gestor de responsabilidade socioambiental, gerente de trade marketing e merchandising, silvicultor e pesquisador de fezes de baleia. Fala sério. E ainda querem que eu não consulte a minha mãe e que faça com que os meus filhos achem certo não terem dúvidas e decidirem tudo sozinhos. Como fazer isso se eu mesma estou hiper confusa nessa budega?

O que podemos fazer, penso eu, é deixar de perguntar para nossos pais o que eles acham melhor para nós, mas impossível não perguntarmos para outras pessoas ou infinitamente para nós mesmos. E para que trocarei meus pais por outras pessoas? Nessa esteira de devaneios, na minha educação com meus filhos, eu procuro fazer com eles sempre me procurem e tenham confiança de que os ajudarei a pensar. E, para deixar claro, não porque eu sei mais do que eles. Por mais que leiamos e experimentemos, as escolhas são infinitas e o ser humano é ímpar e dinâmico se vivo estiver. Eu só sei que nada sei e a única coisa que posso fazer como mãe é conversar com meus filhos menos para lhes explicar algo e muito mais para trocarmos angústias, dúvidas e curiosidades sobre seja lá o que for.

Meus filhos não precisarão mais de mim (assim como não precisarei mais dos meus pais) quando estiverem mortos em vida. Quando, enfim, satisfeitos. Deus me livre desse conforto… Eu quero ter sempre o direito ao desatino e desejo isso também para eles. Se maturidade tem a ver com paz e descanso, quero ser uma eterna criança cansada e desesperada buscando o colo da mãe. Que eu não tenha vergonha nem medo de ainda desejá-la.

Perguntam-me: O que mais você quer da vida depois que casou, fez doutorado e teve três filhos lindos? Oras. Quero uma primeira vez outra vez. Um beijo que me traga uma sensação que nunca tive, caminhar em ruas floridas jamais vistas, estrear sentimentos, perder as virgindades que ainda trago recatadamente comigo. Quero perder o recato, quero a dúvida até o fim dos meus dias pois a certeza de seja lá o que for é o que nos mata. Zona de conforto é óbito respirando dendagente.

E, se tenho como certo que viver no plural é muito mais interessante do que no singular, faço com que a minha companhia para meus filhos seja não somente necessária como extremamente desejada. Eu não quero ser o porto seguro deles como termina esse texto “A Mãe Desnecessária”. Eu quero estar navegando pelo mar revolto ao lado deles, assim como meus pais estão em uma canoinha sempre ao lado – se não à frente – de meu transatlântico. E que fique claro, não para me dizerem: isso, minha filha, é melhor ir por esse caminho!. Mesmo porque, por melhor que sejam os pais, eles não têm bola de cristal. Eles permanecem ao meu lado para me lembrar de que as minhas ideias pouco abençoáveis formam a minha essência. Tangenciando-me sempre, eles são as melhores pessoas para não me deixar esquecer de que eu devo arejar sempre a minha biografia.

E podem ter certeza, se aumento a minha velocidade nessa viagem dependo e muito das ondas emitidas por essa canoa. Quando um dia, não tiver mais ninguém remando dentro dela, amarrarei uma cordinha e farei com que ela continue me acompanhando porque a presença deles será para sempre necessária nem que seja em forma de ilusão ou saudade que é quando sentimos a presença de alguém distante dentro de nós.

Se não sou uma boa mãe desejando com que meu transatlântico navegue, agora, ao lado de navios do porte de petroleiros que são, como vejo daqui, os guiados pelos meus filhos, paciência. Se incentivo os meus filhos a conviver com a dúvida e fugir das certezas, mais paciência ainda. Se sou anormal e quero ser uma mãe necessária que fortalece a estrutura do cordão umbilical a cada dia em que convivemos, Je m’en fous du passéI! É normal termos o colesterol, triglicerídeos, pressão, sono e ansiedade controlados por remédios e acharmos que vivemos com saúde. É normal gastarmos rios de dinheiro para viajar e chegando ao lugar do destino perdermos tempo tirando e postando fotos e mal percebendo o que está a nossa volta. É normal chegarmos em casa reclamando para mostrarmos, a nós mesmos e aos outros, que trabalhamos muito e tivemos um dia duro, como se isso fosse algum tipo de mérito… Quero distância da normalidade.

‘Normal’ nada mais é um conjunto de hábitos admitidos pelo consenso social que, na realidade, são patogênicos em graus distintos se observarmos bem. Ser uma mãe desnecessária é considerado necessário, bacana, o normal a ser feito. Está nos manuais de auto-ajuda, dos psicólogos, nos compartilhamentos nas redes sociais e, como diz Chico, consta nos astros, nos signos, nos búzios, tá lá no evangelho, garantem os orixás! E ainda consta na pauta, no Karma, na carne, passou na novela, está no seguro e pixaram no muro essa cascata! Dane-se Dalai Lama, Clarice Lispector, Márcia Neder. Seja quem for que escreveu que tenho que ser desnecessária para quem eduquei, dane-se. Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas, os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos, profetas, sinopses, espelhos, conselhos. Que se dane o evangelho e todos os orixás.

Serei necessária.

Serei para sempre mamãe precisando de mamãe.

9 comentários em “A Mãe Desnecessária: A melhor mãe. Não. Péra…

  1. Olá! Tudo bem? Não li o texto Mãe Desnecessária, mas pela tua abordagem, eu que também sou mãe, tenho que dizer que há anos venho preparando minha filha para se lançar em seu voo aquilino e que sim, espero orientá-la sempre que for preciso, mas que ela tenha suporte emocional e um kit de sobrevivência, suficientemente, fortes para conduzi-la em sua caminhada e, que tenha a habilidade de sentir a bússola interna que a conduzirá bom um bom caminho, que creio, vem pela sabedoria adquirida no decorrer dos anos. Sou filha única, minha mãe é uma fofa, mas caminhadas distintas, fizeram com que tenhamos um termômetro diferente, mas sua palavra é força, já que ela é uma guerreira e honro a sua sabedoria, mas ela também se tornou auto-suficiente e forte para levar a vida e enfrentar os obstáculos, que não foram poucos. Não detemos o conhecimento absoluto para se ter a certeza incontestável, mas é preciso ter a segurança e conhecimentos necessários para conduzirmos a nós mesmos, e evoluirmos como pessoas e não viver em uma corda bamba emocional.

    Curtido por 1 pessoa

  2. O texto fala sobre os pais prepararem os filhos para o mundo, para que eles possam fazer as próprias escolhas. É experimento q se conhece e que conhece seus próprios gostos e quando a pessoa não consegue definir o que gosta, o que fazer e etc, será que não é pq os pais que passaram a vida escolhendo por ela e quando ela se vê adulta não consegue escolher por si mesma, justamente por só seguir o q lhe foi mandado, não sabe o que gosta ou não gosta, não sabe o que fazer se não tiver orientação. Podemos ser independentes e pedir opinião para os pais ou para as outras pessoas p que eles tenham um olhar de fora e até ideias novas p um problema que precisa ser resolvido, maaas vai caber a pessoa fazer o levantamento de tudo, escolher a melhor opção e se responsabilizar por qualquer resultado que isso dê, sejam negativos ou positivos. Os filhos tem que ser criados para que quando fiquem sozinhos, saibam agir sozinhos, uma pessoa muito dependente é totalmente frágil psicologicamente e qualquer coisa a derruba p valer. Eu quero criar meus filhos para que eles vivam além de mim e não p que morram junto comigo.

    Curtir

  3. Você não fez uma boa interpretação do texto. O texto se baseia nas palavras: “Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso.”
    Diz que ele estará tão mais seguro na vida que não precisará ir até a mãe com tanta frequência. A mãe, segundo o texto sempre estará disponível para quando o filho resolver se atracar. Afinal, mãe morre. E se os filhos forem filhos de mãe desnecessária seguirão suas vidas mais independentes. E a mãe viva/presente serão os filhos melhores e felizes.

    Curtir

      1. Cabeça dura !

        Querer é diferente de precisar!

        Você quer a dependência ! Não o desejo !

        Curtir

  4. O texto da mãe desnecessária é interessante, sim. O problema é que você não captou a essência do texto. E digo mais: esse negócio de se achar necessária… hum… não sei, não. Tem coisa errada aí.

    Curtir

  5. Só agora descobri o que é e quanto importante pode ser ser uma mãe desnecessária. Trata-se de saúde mental para ambos os lados, inclusive. A relação deve mudar. Filhos adultos e maduros fazem suas escolhas, e quando se sentem controlados, tendem a enfraquecer a relação parental.
    Eu, mãe de dois, psicóloga só agora entendo isso, e confesso, esse texto também já me causou certa repulsa, hoje para mim se tornou a forma de ter uma relação mais saudável com meus filhos.

    Curtir

  6. Olá Elika! Tudo bem?

    Uma parte do seu texto parece ter sido adaptado da Martha Medeiros:

    “Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estréia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.” (do livro Doidas e Santas). Seria bacana cita-la, não?

    Abs!
    Arnaldo

    Curtir

Participe! Comente você também!