Sobre o tema da redação do Enem 2015

Deixarei aqui registrado minhas postagens nas redes sociais para elas não se perderem. Foi um dia histórico e quero guardar toda essa euforia com muito carinho. Portanto, essa publicação de hoje foge muito do tipo de texto que coloco aqui. Não tem nenhum compromisso com a literatura e sim com a emoção do dia.

‪#‎Enem2015‬

Enem 2015. Pela primeira vez selecionando não somente os melhores alunos, mas também as melhores pessoas para ingressar numa Universidade.

Tema da redação hoje no Enem foi: Violência contra a Mulher. Já estou esperando: Mas nem todo homem…

Tema da redação do Enem hoje: Violência contra a Mulher no país. Gostaria de ver os seguidores preconceituosos de Malafaias, Bolsonaros e Felicianos assim como os machistas em geral tendo que desconstruir seus conceitos em menos de uma hora para passar na prova do Enem. Parabéns a todos os envolvidos. Enem arrebentando.

Tema da redação hoje no Enem: Violência contra a Mulher. É um tema tão tema que até eu estou com vontade de fazer textão aqui com isso. Enem mostrando a que veio.

Tema da redação hoje no Enem: Violência contra Mulher. Reclamou do textão das feministas o ano inteiro e agora vai ter que fazer um em menos de uma hora. Hahahahaaaaaaaa.

Tema da redação de hoje no Enem: Violência contra Mulher. Não há machismo, não há violência, não há racismo, não há homofobia, é tudo mimimi. Fale mais sobre isso agora. Hahahahaaaaaaaa. Enem sambando na cara desses preconceituosos. Amei isso.

Tema da redação do Enem: Violência contra Mulher. Temos exatamente agora mais de sete milhões de jovens pensando e dissertando sobre o tema. Obrigada a todos os envolvidos.

Tema da redação do Enem: Violência contra a Mulher. Péssimo dia para ser homem machista misógino e seguidor de Cunha. Obrigada, Enem.

Tema da redação do Enem: Violência contra Mulher. Escreve agora sobre vitimismo, meu bem, que mulher pede para ser estuprada e que feminismo é falta de rola. Vai. Quero ver você escrever isso agora. Ahhhaaaaahaaaaa. Eterna gratidão, Enem.

Tema da redação do Enem: Violência contra Mulher. Tô aqui fazendo meu textão para mandar para o MEC de alguma forma. Eu que não vou ficar fora dessa. Enem fazendo história.

Tema da redação do Enem: Violência contra Mulher. MEC, deixa eu corrigir as redação nunca te pedi nada.

————————————————————————–

‪#‎Enem2015‬ ‪#‎MachistasNãoPassarão‬

MEDICINA
MEDICIN
MEDICI
MEDIC
MEDI
MED
ME
M
MC
MC D
MC DO
MC DONALD’S

ODONTOLOGIA
ODONTOLOGI
ODONTOLO
ODONTOL
ODONTO
ODON
ODO
O
O S
O seu
O seu pe
O seu pedi
O seu pedido, por
O seu pedido, por favor?

VETERINÁRIA
VETERINÁR
VETERINÁ
VETERIN
VETERI
VETE
VE
V
Vo
Vou
Vou fa
Vou fazer
Vou fazer Enem
Vou fazer Enem de
Vou fazer Enem de novo
Vou fazer Enem de novo em 2016

ENGENHARIA
ENGENHAR
ENGENHA
ENGEN
ENGE
ENG
EN
E
Eu
Eu po
Eu pos
Eu posso
Eu posso ano
Eu posso anotar
Eu posso anotar o seu
Eu posso anotar o seu pedido?

ARQUITETURA
ARQUITERUR
ARQUITERU
ARQUITER
ARQUITE
ARQUI
ARQU
ARQ
AR
A
A se
A senho
A senhora
A senhora de
A senhora deseja
A senhora deseja mais
A senhora deseja mais alguma
A senhora deseja mais alguma coisa?

————————————————————————–

Começou a choradeira. Eles estão saindo da prova. Vejam: “perdi vaga para cotista e agora para feminista! Era só o que faltava nessa merda de país!”. hahahahaaaaaaaa Obrigada, Enem!

‪#‎Enem2015‬

————————————————————————–

Agora tem gente reclamando que o tema da redação é “de esquerda”. Como assim, cara pálida? Então para quem é de direita tudo bem mulher apanhar, ser estuprada, ganhar menos e tudo o mais? Como assim??? Para que tá ridículo, ok? Para. Simplesmente para.

————————————————————————–

Não tem como apoiar o MEC que coloca um tema desses na prova de ontem e não deixa a gente ler as redações dos machistas se enrolando. Chateada com o MEC viu.

‪#‎Enem2015‬ ‪#‎xatiada‬

————————————————————————–

De ontem para hoje eu já perdi as contas de quantas amizades desfiz nessa rede. Nos tempos idos das eleições, ao contrário de muitos, nem me passou pela cabeça excluir ninguém. Acho interessante ter, digamos, o inimigo por perto para saber o que ele fala, o que ele posta, quais são os argumentos dele, o que ele critica, com o que ele se irrita e por aí vai. Lendo, ouvindo, assimilando muitas das críticas de quem pensa diferente de mim, já me vi refletindo sobre minhas filosofias e repensando minhas escolhas. Nada como ficar desconfortável para que o cérebro seja devidamente estimulado.

No entanto, o tema sobre a violência contra a mulher é outra coisa. Não é questão de ficar ou não incomodada com os comentários e sim enojada por completo.

Na semana passada, fiz a maior exposição jamais realizada antes por aqui em que narrei os assédios que já sofri. Recebi no mesmo dia mais de vinte mensagens inbox de mulheres que já passaram ou ainda passam por isso. Elas não fizeram a declaração publicamente por medo e vergonha. Quase toda semana, lemos nos jornais inúmeros casos de mulheres que são espancadas, mortas, humilhadas pelo mundo. Além disso, temos a violência dita “silenciosa”: a violência moral. “Piadas” que denigrem a imagem da mulher e fortalecem a associação da mulher com um objeto sexual. Todos os dias vejo algum “amigo” compartilhando algo nessa esteira.

O tema de ontem no ENEM obrigou quase oito milhões de jovens dissertarem sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e os que ficaram de fora falarem também a respeito. Ninguém se segurou. Houve um clima de festa. Eu mesma fiquei eufórica. Super emocionada. Como assim o Brasil todo está discutindo o assunto com a seriedade que merece? Como assim os machistas vão ter que justificar porquê são tão imbecis? E como assim isso aconteceu depois de eu ter lido tantos relatos de amigas que foram ou são humilhadas por homens?

Vejam vocês: a minha felicidade foi chamada de “palhaçada”. A minha festa foi chamada pejorativamente de “carnaval”.

É claro que machistas passarão. É claro que tem feministas que não escrevem lé com cré e ficarão. Isso é o de menos. O que importa, historicamente falando, é que se percebeu uma maior conscientização sobre o tema, uma necessidade maior de discussão, e que o problema de feminista não é falta de rola e sim o mau uso dela. E, ontem, mais do que tudo, ficou claro o quão sofridas e unidas somos nós. Sabemos como nenhum homem sabe que é preciso muito esforço para melhorarmos a sociedade e vimos na outra e em muitos outros um apoio. A estranha mania de ter esperança em um mundo mais justo, ontem, não pareceu tão estranha assim.

Mas, como dizem, a felicidade dura pouco e não tardou para as ofensas e “piadas” começarem. Piada ou brincadeira é quando os dois lados se divertem. Se um lado sofre com o que você disse, isso tem outro nome. Falar que: “machista mente para comer mulher o ano inteiro e vai mentir mole no ENEM”, “isso tudo não passa de um carnaval”, “ria bastante hoje que amanhã a louça te espera”, “sua alegria não vai mudar o mundo”, “tá desesperada? Qual foi a última vez que fez sexo?” e coisas afins só contribuem para que o machismo continue se perpetuando e que mais mulheres sejam espancadas, humilhadas, assediadas, estupradas e assassinadas.

Daí, meu irmão, pode até amar a Dilma mais do que eu que não vai fazer parte da minha rede de amigos nem que o vento seja estocado. Não é questão de ideologia e sim de caráter.

As suas piadas, a sua religião, os comentários de seus amigos achando graça, seus ídolos bolsonarianos, junte toda essa titica de galinha, triplique seus argumentos e não valerão ainda a linda imagem das mulheres fora do perigo de uma mão pesada e injusta de um macho de sua laia.

A operação lava chato segue freneticamente sem dó nem piedade. Julguem-me como sempre julgaram e cagarei como nunca jamais caguei.

1 comentário

Arquivado em feicebuque

Uma resposta para “Sobre o tema da redação do Enem 2015

  1. Esse tema de redação fez história mesmo e nem posso começar a descrever como fiquei feliz com isso. Porque de repente muito machista que gritava MIMIMI para justificar sua falta de noção teve que engolir tudo isso e pelo menos fingir que entendia.
    Quem sabe? Talvez o ENEM sirva para plantar uma semente de mudança no coração de muita gente. E isso é maravilhoso. ❤

    Curtido por 1 pessoa

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s