“Todo homem é estuprador em potencial”.

SR

Há muitos homens que ainda não entenderam e estão se sentindo ofendidos porque as mulheres “estão generalizando”, assim concluem, quando dizem que “todo homem é estuprador em potencial”.

Eu que afirmei isso e tenho amigos que, com toda a certeza, jamais agrediriam fisicamente uma mulher vou explicar a expressão.

“Todo homem é um estuprador em potencial” significa para nós, mulheres, que estupradores não tem “cara de estuprador”. Para nós mulheres que já sofremos assédio (e a campanha ‪#‎PrimeiroAssédio‬ mostrou que são todas nós ou algo próximo de 100%) o medo e o risco são constantes justamente por não sabermos de quem e quando podemos sofrer um abuso.

Pode ser um professor, um médico, um padre ou pastor, o chefe, o amigo ou mesmo o padrinho, o tio ou o pai…E, claro, pode ser inclusive um desconhecido que nos pega na rua. A expressão fala de como para nós, mulheres, o perigo de ser estuprada é iminente.

Então se você é um homem decente, saiba que essa expressão não é para te atacar. É sobre como nos sentimos ameaçadas até mesmo nos locais que deveriam ser nosso porto seguro.

E acho bom que (até ordem contrária) você avise a sua filha, a sua afilhada, a sua irmã e a sua mãe que todo homem é sim um estuprador em potencial. Se tivessem me avisado isso com todas as letras, talvez, eu não tivesse sofrido o que sofri com um médico, um vizinho e um desconhecido na rua. Todos me pegaram, me sarraram, colocaram o pênis para fora… e, pasmem, quando eu ainda era criança. Não fui estuprada, mas fui – de alguma forma. Quando adulta já perdi as contas de quantas vezes fui assediada ou fui tratada de forma desrespeitosa.

Sendo assim, entendam: não é sobre você. É sobre como nos sentimos ameaçadas e sem saber quando e em quem confiar.

Quando falamos isso não estamos querendo ofender e muito menos atacar. Queremos apoio. Estamos pedindo socorro. Larga, portanto, de se defender porque não há ataque. Seja empático. Abrace a causa e veja o que pode fazer para nos ajudar.

Espero ter esclarecido.

6 comentários em ““Todo homem é estuprador em potencial”.

  1. “Todo homem é um estuprador em potencial” Não deixa de ser verdade. Porém é uma abordagem pra lá de negativa. Equivale a dizer que: “todo ser humano é um assassino em potencial, um ladrão em potencial, um bandido em potencial. Todos esses temas também são importante já que á por exemplo um grande número de assassinatos, violência roubo, etc. Há,contudo, outras possibilidades de análise ao se pensar nas potencialidade humanas considerando aspectos como a bondade, a educação. o amor, a amizade e o caráter.Pensara assim, não reforça medo às mulheres. Reforça a auto confiança.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Isso sobre o “homem ter potencial de ser estuprador” vejo que tem uma ligação com 2 conceitos de Aristóteles: Ato e Potencia.
    Ato: é o que você é agr. Exemplo: mulher; homem.
    Potencia: o que você tem potencial de ser (o que você pode vir a ser).
    No caso do homem: ato – o ato é ele ser homem, mas ele tem potencial de ser estuprador. Isso não quer dizer que todo homem vai ser isso, mas que ele tem como potencia ser um estuprador.

    Curtir

  3. “Todo homem pode ser um estuprador em potencial”. Esta sim seria a frase exata em Português que expressaria o seu pensamento. Muito mais precisa, do que “Todo homem é um estupradora em potencial”. Quando há uma frase que diz exatamente nosso pensamento na língua que queremos nos expressar, ela merece ser usada, em aternativa a uma frase que pode gerar qualquer tipo de dúvida.

    Curtido por 1 pessoa

Participe! Comente você também!