Coração Valente.

dilma9

Ontem, dia 29 de Agosto de 2016, eu não aguentei. Tentei acompanhar o processo de impeachment da presidenta Dilma, mas estava exausta. Conseguir ver até Janaína Pascoal, a advogada de acusação, e encerrei o meu dia. Janaína era esperada para fazer a pergunta sobre crime de responsabilidade. Daí ela desatou a comparar a economia de Chile e Paraguai. Oi? A pergunta que ela fez não tinha a menor relação com a tese pela qual Dilma está sendo julgada. No mais, de tudo que vi, ficou a certeza de que o Senado tem um nível de pobreza moral que superou o da Câmara.

Que o país está dividido todos sabem. Mas, depois de ontem e mais tudo o que já foi feito nesses poucos meses de governo interino, a divisão se dá porque de um lado há os que sabem que é golpe e estão desesperados com essa ideia e, do outro, os que sabem que é golpe e estão dando de ombros para a democracia.

Outra coisa que eu e mais uma grande parte do Brasil ficamos bem surpresos foi ver a Dilma que a mídia esconde. Até aqueles que sempre a criticaram tiraram o chapéu para a força apresentada. Se a mídia apoiasse Dilma, teríamos uma líder inconteste de nosso povo da qual todos poderíamos nos orgulhar a despeito de seus defeitos que em nada afetam a soberania do país. Dilma cometeu erros políticos, mas não é uma criminosa moral e faz jus ao cargo para o qual foi eleita.

Ela falou por quase 14h em uma defesa memorável que vai entrar para a história. Dilma deu um show de coragem, de dignidade e de respeito à biografia e à democracia. Foi lindo vê-la se dirigindo com a cabeça erguida ao senador Perrela, que teve um helicóptero apreendido com meia tonelada de cocaína e que a acusa de crime. Foi um deleite ver a cara do Aécio que de tão delatado foi considerado como aquele que seria o “primeiro a ser comido” pela Lava Jato, como disse Sérgio Machado. O circo é tão estapafúrdio que havia gente como o senador Romero Jucá que foi pego em gravação conspirando para acabar com o governo Dilma e a Lava Jato. Enfim, esses são apenas exemplos dentre quase todos que estavam ali acusando Dilma de crime de responsabilidade.

O Brasil é o único país onde uma presidente que não cometeu crime algum é condenada por políticos comprovadamente criminosos. E isso ficou ainda mais claro ontem já que a acareação estava sendo feita. Não foi à toa que Dilma aceitou a condição de ser interrogada por 14 horas. Ela sabia que precisava sobretudo defender o processo democrático e sua biografia. Que o golpe seja dado, mas que a relutância seja documentada e saia nos livros de história.

Aliás, ontem praticamente liberei todos de qualquer responsabilidade aqui em casa. Pedi, inclusive, para que meus três filhos matassem aula e orientei para que todos acompanhassem o quanto conseguissem o processo. Ouçam, meus filhos, observem o olhar de Dilma e sua postura. Inspirem-se nessa mulher. Não sejam covardes, enfrentem seus adversários, sejam dignos.

Assistimos todos uma aula magna de dignidade e de resistência.

Fui dormir deixando Dilma ainda acordada e se defendendo. Estava ainda sem acreditar. Eu após uma palestra e depois de responder a uma meia dúzia de perguntas fico esgotada emocionalmente. Dilma estava há quase 12h quando fui me deitar dando uma aula de democracia e um banho político nos senadores. Que mulher é essa? Será sempre, para mim, uma grande inspiração.

Enfim, que o golpe seja consumado e a diminuição da desigualdade social do Brasil volte a ser um sonho. Que Dilma Roussef não seja mais a nossa presidenta e que a direita governe do jeito que lhe convier. Dormi e acordei, ainda assim, leve por aqui. De forma paradoxal, sinto-me uma vitoriosa. De tudo o que vi ontem, depois de observar atentamente o discurso de quem acusava a minha presidenta e saber da índole de muitos que estão apoiando o golpe e as razões pelas quais isso ocorre terem ficadas mais do que esclarecidas, eu me envergonharia, isso sim, de estar ao lado de quem atacou esse Coração Valente.

2 comentários em “Coração Valente.

  1. Nas minhas leituras , passeando pelos blogs de esquerda deixo o seu por ultimo pq me enche de animo depois de tantas noticias ruins sobre o nosso pais. Fiquei surpresa em ser a primeira a comentar nesse texto. Meu sentimento foi o mesmo que o seu no julgamento fajuto da Dilma. Fiquei arrepiada com suas palavras. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando percebi a palhaçada do Congresso: “voto pela minha família…”, Fiquei tão nauseada que não tive mais coragem de assistir! Me recusei a ver a Dilma ser massacrada por aquela corja e fui dormir (ou tentar…). Hoje, lendo o seu texto tive uma outra visão, realmente a Dilma é um coração valente, a coragem e a força dessa mulher chegam a ser incompreensíveis para os simples mortais! Parabéns! Que bom que existem pessoas como você, que nos dá força para enfrentarmos esses tempos bizarros que estamos vivendo!

    Curtir

Participe! Comente você também!