O dia em que defendi uma fascista

2018854-silvio-santos-deu-chamada-em-rachel-sheh-650x488-3.jpg

Pensei muito se deveria falar sobre isso já que tenho evitado escrever nomes e dar ibope para fascistas. Mas, neste caso, resolvi fazê-lo. E, pior, sair em defesa de uma.

Para quem não sabe, ontem, no Troféu Imprensa, Silvio Santos repreendeu, ainda que em tom de “brincadeira”, Rachel Sheherazade por seus comentários e críticas a políticos em seus programas televisivos. A mocinha em questão é a musa do fascismo midiático.

Sheherazade representa a voz reacionária, conservadora e fundamentalista desse país. Ficou conhecida por usar a bancada no telejornal “SBT Brasil” para reforçar estereótipos e atacar princípios constitucionais como a laicidade do estado e flertar de forma escancarada com o fascismo. A mulher é tão indigesta que até o Sindicato de Jornalistas do Rio de Janeiro já divulgou uma nota de repúdio contra o “jornalismo” que ela pratica.

Enfim, jamais pensei que faria isso, hoje venho defender Sheherazade, pois meu (até ontem) queridíssimo Silvio Santos chamou a atenção dela na entrega do troféu que ela ganhou de melhor jornalista (oh senhor como pode isso!?).

“Você não consegue falar uma frase sem se meter em política? Vai se candidatar a algum cargo? E por que se mete?”, disse Silvio Santos complementando e frisando que o canal dele era de entretenimento.

Fiquei pensando se para falar sobre política tem que ser candidato a alguma coisa. No mais, política é algo tão conectado com tudo que não falar sobre ela é uma forte postura política. Mas continuemos…

Se não fosse pelo tom de chefe ameaçador feito a Sheherazade, vibraria por ele mandar que ela calasse a boca, não emitisse mais opinião alguma e somente desse a notícia. Isso seria um serviço para a humanidade. Mas a minha filosofia de vida não me permitiu uma dose de felicidade ao ver Sheherazade sendo humilhada pelo patrão. Pelo contrário. Luto para que ninguém passe por isso, que nenhum trabalhador seja tratado dessa forma e que todos os seres humanos sejam respeitados. Ontem, Sheherazade e Silvio Santos representaram bem a relação operário-empresário.

Pasmem. O pior não foi isso. Silvio Santos depois de ouvir Sheherazade sem graça dizendo “Mas quando você me chamou foi para dar a minha opinião”, ele respondeu: “Não. Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz. Foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser dar sua opinião compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”.

Sheherazade que dentre tantas coisas absurdas também é contra o feminismo sofreu o que nós, feministas, lutamos para que nenhuma mulher sofra: o eco do patriarcado e o assédio moral. Ouvir que só foi chamada para o cargo por causa de sua beleza e ser proibida de dar a sua opinião é o inferno em que milhões de mulheres no mundo todo vivem.

Doeu. Doeu bem fundo. Porque esse “mexeu com uma, mexeu com todas” é todas mesmo. Até quem faz apologia à violência e fere diariamente os direitos humanos.

Não podemos aceitar esse tipo de discurso mais. Venha de quem for, direcionado para quem quer que seja.

23 comentários em “O dia em que defendi uma fascista

  1. Esse tipo de dilema muitas de nós temos e teremos pela vida. Abordar os fatos dentro de um ponto de vista coletivo ou individual. Do ponto de vista coletivo, e/ou feminista, concordo plenamente com você, mas restringindo-se a ela, tenho minhas dúvidas se essa tal teria esse tipo de empatia (ou teria uma empatia seletiva, rs). No mais, presentemente, muitos jornalistas (não posso afirmar q seja o caso dela) estão recebendo ($) extra, mesmo q não seja do SBT, para veicular certo tipo de “opinião”. A criminalização da pobreza é uma delas…

    Curtir

  2. Também fiquei enojada com tudo isso, e não fiquei feliz com esse machismo indecente que ainda temos que presenciar. Mas o que me espanta é essa “jornalista” recebendo premio. O que ela faz muito bem é incitar o ódio, talvez o premio tenha sido por isso.
    Duvido que ela aprenda alguma coisa com essa humilhação toda, uma vez pelego, sempre pelego.

    Curtir

  3. SIM! É exatamente isso, Élika. Mexeu com uma, mexeu com todas. Somos todas rechaçadas independente das nossas opiniões políticas. Quando acontece com uma, todas nós ficamos à mercê disso. Basta para todas!

    Curtir

  4. Querida: Silvio Santos puxava o saco dos generais durante a ditadura, quem era nascido como eu, se lembra. Ele não tem nada de fofo, embora, admito, seja muito carismático e engraçado. Há inclusive um vídeo que rola no FB em que uma de suas filhas, no seu programa, defende que a África é um continente atrasado porque é muito místico, enquanto os EUA é próspero porque evangélico. E ele está em cena. Uma outra filha dele é dona ou sócia daquela lamentável escola de princesas. Não é por acaso que a moça Raquel foi trabalhar para ele, assim como aquele ator medíocre e um pseudo humorista grosseiro e reacionário. São a voz dele. Também acho que foi machismo e assédio moral. Ela, muito equivocada , deve ter imaginado que estaria a salvo de humilhações porque as praticava. Enganou-se, a tolinha, assim como enganou-se a Patrícia Lélis e se engana o Hollyday. Vi nessa cena o SS de sempre, não tive surpresa. Se ele fosse um cara bacana, ela já tinha sido demitida há anos.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Não defendo o Silvio Santos pq não tenho motivos pra isso. Menos ainda essa fascista que não defende mulher alguma, só defende os interesses da direita. Direita essa que está sempre diminuindo a mulher e ela nunca se importou com isso. No próprio vídeo da premiação (?!?!) ela diz que a ex-presidente Dilma para fazer um programa de TV s;o se for direto da Papuda.
    Ele diz a todas as mulheres que são bonitas e ninguém sai em defesa delas. Agora, desautorizá-la em público a falar sobre política (embora ele seja um imbecil) achei que ela ouviu o que merecia. Se ele tivesse feito isso com o colega dela de bancada alguém sairia em defesa dele?
    Menos com essa bandeira de “mexeu com uma mexeu com todas”, mais discernimento!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Qualquer um tem direito a dar a sua opiniao e dizer o que quiser. Acho a jornalista bem corajosa por defender os pontos de vista dela. Tem muita gente por ai defendendo coisa pior.

    Curtir

  7. Achei bem feito! Não sou boazinha, nem políticamente correta, nem hipócrita! Ri litros! Sentimento de vingança mesmo – santos estão no céu! Dane-se o machismo de Silvio santos!

    Curtir

  8. Elika, querida!
    Acompanho e gosto muito do que vc escreve, mãs…. Dessa vez queria acrescentar algo:
    1. Sim, o Silvio foi babaca (e não só ontem).
    2. Sim, dizer que uma mulher deve se calar e sorrir é um pesadelo.
    Mãs…
    Talvez porque nos esquecemos facilmente de como se faz jornalismo por aqui, o jornalista deveria dar notícias: a opinião o espectador tem a própria. Especialmente se a opinião do jornalisma é calcada no preconceito.
    Se o Silvio se limitasse a dizer: “notícia não é opinião” estaria redondamente certo.
    Do mais, essa mukher é um pesadelo, mas concordo contigo: nenhuma a menos.

    Curtir

  9. Sílvio está sendo o que sempre foi, só que com o avançar da idade, mais inconsequente. Fosse 10 ou 15 anos mais cedo talvez um episódio assim não tivesse acontecido. Ele falou em tom de brincadeira algo que era muito sério para ela e para o público também.. Houve quem gostou e tbm quem repudiou, mas nesse episódio em específico, condenar Sílvio Santos pelas gafes decorrentes dos quase 90 anos q ele tem..?! Todo domingo é uma pérola nova.. talvez essa esteja sendo sua melhor fase devido a gaguice.. rsrs.. No mais, Sheherazade merecia ouvir tudo o que ouviu em tom sério (e não de brincadeira), mas numa sala fechada e não em público.. Sílvio, rapaz.. rsrs vc tá louco mesmo ^^

    Curtir

  10. Desculpa, mas eu não consigo levar o que o Silvio Santos fala tão a sério. Gente o cara é idoso, a vida pra ele é uma festa e vcs fazem tempestade num copo d’água. Além disso uma mulher que apoia uma criança preta e pobre ser linchada levou foi pouco. Acredito que boa parte do público achou engraçado… E quem fala o quer ouve o que não quer…

    Curtir

  11. Não me lembro de ter visto tanto empenho tipo “mexeu com uma, mexeu com todas” quando a presidenta Dilma foi submetida às mais torpes tentativas de humilhação, com coros obscenos em estádios de futebol, adesivos pornográficos para os fascistas aplicarem em seus carrões, etc. Nem quando a missionária Dorothy Stang foi brutal e covardemente assassinada em 2005 por defender as populações de despossuídos na Amazônia. Hipocrisia seletiva ou seletividade hipócrita? É preciso repensar e definir melhor esse conceito de “coletivo” que só é funcional para uma parte do tecido social. A raiz das atitudes oportunistas da repórter, que adotou o papel de (mais uma) porta-voz do fascismo, e de seu patrão, (mais um) que fez carreira estimulando os mais baixos instintos do assim denominado “público”, é a mesma. Isso é o que se deve combater e extirpar.

    Curtir

  12. Discordo da autora. Minha sorodidade não chega ao ponto de ficar com peninha da fascista. Também não me sinto atingida pelos comentários de SS. Por que que a fascistazinha não respondeu à altura, por que não se retirou do evento? Se demitiu? Porque é disso que ela entende e pratica: Jogo sujo e grosseiro. Eles que se entendam.

    Curtir

  13. Pois eu acho que para ela foi bom, pois como vc diz milhares de mulheres passam por isso e ela sempre criticou o feminismo, entao agora ela entendeu qual é a bandeira do feminismo, com certeza nessa noite ela chorou em sua cama e se tiver coracao repensou como ser melhor a partir de agora. As vezes a pessoa precisa passar pela coisa ruim para poder entender e parar de atrapalhar o que de fato acontece com a coletividade.

    Curtir

  14. Absurdo de não defender o feminismo? Já ouviu falar em liberdade de expressão e de opinião? Democracia (a real e efetiva?) e depois ousa falar em facismo, bem se vê que não sabe o que é e só engana os idotas úteis doutrinados pela agenda de esquerda, cínica, dissimulada e canalha!

    Curtir

  15. Foi um episódio constrangedor e totalmente desnecessário. Apesar de Silvio Santos ter esta característica de ser provocativo e debochado, desta vez ele conseguiu pegar pesado humilhando uma funcionária em rede nacional. Mas, infelizmente, este também é o fiel retrato do clima enfrentafo nos bastidores da redação nos veículos de comunicação do país. Funciona exatamente desta forma, porque o dono do veículo encosta o jornalista na parede e o intimida quando algum assunto divulgado fere seus interesses, ou o interesse de pessoas influentes. Às vezes a demissão vem até mesmo sem aviso. Não faltam políticos e empresários pedindo a cabeça de jornalistas. Do ponto de vista jornalístico, também é preocupante que os profissionais da comunicação estejam sendo escolhidos por beleza, e não por qualificação.

    Curtir

  16. Essa jornalista é intragável, no entanto, penso que Silvio a fez provar do próprio veneno. Sou absolutamente contra assédio moral empregado/patrão, assim como sou veementemente contra a cultura machista no ambiente corporativista.

    Curtir

Participe! Comente você também!