PT? Tem certeza?

wp-image-792580786

O título dessa postagem é a frase que tenho ouvido com grande frequência depois de ter anunciado a minha filiação ao maior partido de esquerda da América Latina. Mais preocupante do que essa pergunta é o questionamento se eu quero mesmo entrar “para esse meio imundo que é a política”.

No que pese meu reconhecimento aos erros cometidos por vários políticos do PT, pergunto-me, sobretudo, se seria possível viver sem tropeçar e se há, para além do sonho e da utopia, alguma instituição ou um ser humano digno que só tenha acertado em sua história.

Ouvir que o PT  “institucionalizou a corrupção no país” causa uma certa dor. Fico incomodada não por acreditar nisso, mas por perceber o quanto as pessoas ignoram tudo o que o partido fez como, por exemplo, as medidas efetivas para combater a corrupção e as suas causas. Houve nos governos do PT um fortalecimento, sem precedentes na história, das instituições de controle da administração estatal e a promoção intensa a transparência da gestão pública.

E isso não é coisa minha movida pela cegueira que a esperança nos gera. Os próprios procuradores da Lava Jato já reconhecem que foram as políticas criadas pelo PT que permitiram o combate mais duro à corrupção. Ilusão é achar que a Lava Jato teria acontecido em outros governos como do PSDB. Se acreditam que nessa época não havia corrupção era porque imperava o acobertamento dos ilícitos nos gerando a falsa sensação de que não estávamos sendo roubados.

Depois que Lula me ligou por conta de um texto que havia escrito, muita coisa mudou em minha vida. Recebi convites para participar de várias plenárias, reuniões, conhecer melhor os movimentos sociais e até o acampamento do MST. Uma coisa ficou ainda mais certa na minha cabeça desde então: quem diz que na política só há corruptos é por pura ignorância, tomada aqui no sentido real da palavra, por “ignorar” tantas outras histórias e a luta de uma infinidade de gente séria do meio. A verdade não se encontra na televisão e na mídia que é financiada por empresários, vale sempre lembrar.

Esse sentimento de querer distância de política é extremamente perigoso. Quem não gosta de política, já dizia o próprio Lula, paga o preço por ser governado por quem dela se tira muito proveito. Ver jovens sem vontade de se envolver politicamente com causas sociais faz soar em mim um alarme de perigo. Creio que isso dificulta ou quiçá impede uma solução para nossos reais problemas, pois dá mais abertura, como podemos testemunhar, para que políticos que não respeitam a democracia encontrem saídas autoritárias para a crise que envolvem políticas neoliberais aliadas aos interesses do grande capital.

A minha filiação se dá nesse cenário pós-golpe quando vi a soberania popular sendo “subtraída em tenebrosas transações”. O governo que aí está  – e que não seria eleito pelo povo – implementa medidas anti-sociais que terão um efeito longo e devastador principalmente nos campos do meio ambiente, da previdência, da saúde e da educação. Vi a retirada da credibilidade do voto e da política. O barco não está à deriva e sim sob o comando de um grupo guiado por uma mídia oligopolizada, juízes partidarizados e pelo capital.

Todas essas reformas que foram e estão sendo votadas buscam implantar um novo regime, com menos gastos na área social e fortes ataques a direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores, piorando muito as condições de trabalho e tornando aposentadoria do povo brasileiro um sonho.

Não há na história mundial uma superação a algo parecido do que está acontecendo em nosso país sem luta e sem resistência. Ou melhor, sem a retomada de confiança na força da democracia. A minha filiação se dá por acreditar nessa força e por ver políticos sérios combaterem bravamente essa agenda montada para tirar direitos e favorecer ainda mais aos setores rentistas.

Acompanhar tudo isso de perto fez com que eu quisesse participar de forma mais eficaz dessa luta. Quero ajudar a construir não somente dentro do PT mas junto com movimentos sociais, forças progressistas e também com outros partidos de esquerda e centro esquerda uma nova agenda para o Brasil que seja capaz de apontar um rumo para o desenvolvimento com redução da desigualdade. Percebo o grande obstáculo e o tamanho da dificuldade a ser enfrentada. Mas sei que as barreiras não se eternizam se fizermos por onde – e sei também que elas irão se fortalecer se não nos unirmos.

Respondendo a pergunta inicial: sim. PT. Tenho certeza. Como professora percebo que o PT é o meu lugar pois, tal como Madureira, é “cercado de luta e suor e esperança num mundo melhor”. Na Educação que é a minha área, vi somente nos governos do PT a criação de 18 universidades públicas e o orçamento do Ministério da Educação passar de 18 bilhões, em 2002, para 115,7 bilhões, em 2014.  Além disso, mais de um milhão de alunos tiveram acesso a bolsas integrais e parciais de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e quase três milhões de alunos se matricularam em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), em 2015. O número de escolas técnicas passou de 11, durante o governo FHC, para 420 unidades! E mais de 12 milhões de jovens foram matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foi bonito acompanhar tudo isso.

Finalizando: a filiação ao partido que nasceu no mesmo dia que eu (10 de fevereiro) acontecer no subúrbio carioca, na quadra do Império Serrano, em Madureira, bairro em que moro há mais de quarenta anos, tem uma simbologia imensa em minha vida. Receber a benção de meu presidente nesse dia será uma honra e tanto.

Não tem como não dar samba tudo isso, gente.

21 comentários em “PT? Tem certeza?

  1. Elika, estou até eu diria emocionado por ver sua coragem! Sempre que posso acompanho seus textos, inteligentes, inspirados e assim nutria uma certa admiração por você. Agora essa admiração cresceu exponencialmente em razão da sua coragem e lucidez! Parabéns pela sua decisão de se filiar “ao maior partido de esquerda”.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu compreendo o seu entusiasmo,e torço por vc para que faças algo pelo nosso país, mas não me iludo pois sei de muito o que acontece dentro do partido e não é coisa muito bonita de se ver. Mas vai à luta que a vida é curta!!!!!

    Curtir

  3. INVEJA. É o que sinto agora. Tenho 60 anos e só votei no PT. Minha filiação foi mês passado em Barcarena – PA e não tive esse imenso privilégio de ter como padrinho o maior político de todos os tempos. LULA. Elika, a palavra ‘inveja’ é feia. Mas eu tô sim. Beijão.

    Curtido por 1 pessoa

  4. É depois do frio e seco inverno que surgem as flores!
    E delas os frutos. Suas sementes garantem e perenização da espécie, apesar dos Gilmares e Moros.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Tinha que ser professora, lecionar Física, escritora e intelectual! O PT necessita de sua inteligência e sensibilidade.
    Parabéns! E vou seguir o seu exemplo.
    1 abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gosto tanto de você do seu trabalho!!!! Hoje ao ler seu texto fiquei em êxtase de tanta felicidade. Parabéns e muita felicidade em sua nova empreitada. Você vai ter muitas dificuldades, mas essas coisas é para pessoas como você. Daqui de Goiás estarei sempre torcendo por você.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É de pessoas assim que a política precisas. Sou filiado ao PT desde 1986 com muito orgulho. Acredito num Brasil melhor quando governado por pessoas de esquerda. Que penssa no povo. Seu professor também e ninguém fez tanto pela educação como o PR.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Admiro a tua coragem. Eu não sou esquerda, nem direita. Sou simplesmente Brasil.
    Nas eleições, votei no PT sim, e fui criticada por isso. Porém, apesar dos erros/crimes cometidos por alguns políticos do PT, fiquei com a impressão de que nos últimos anos houve uma conspiração para mostrar ao povo que o PT também não é digno de confiança.
    O povo, a grande massa segue tão desiludida que parece estar “em modo de espera”. São tantos os problemas sociais, tanta corrupção, tanta falta de seriedade e boa vontade política que assolam o nosso país, que o povo está focado em trabalhar e seguir a vida como pode alheio aos acontecimentos e sem questionar fortemente as reformas profundas as quais estão sendo feitas em um governo tão incerto, no qual, notoriamente, só está favorecendo aos empresários, além de visar seus próprios interesses para manterem-se no poder.
    Sabemos que culturalmente, o povo brasileiro, não aprendeu e muito menos foi estimulado a reivindicar os seus direitos e assumir os seus deveres de cidadão. Uma frase atribuída a Rui Barbosa diz que “Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles”. A própria mídia contribui para essa “alienação” coletiva.
    E eu pergunto: Por que nos sentimos tão impotentes diante dos desmandos daqueles os quais deveriam nos representar? Por que o povo não se mobiliza e se une de fato? Por que permitimos que a precariedade impere na saúde e na educação, enquanto a corrupção e a incompetência dominam o nosso país? Que legado deixaremos para nossos filhos e netos? Jovens, o que esperam para o futuro deste país?
    Precisamos reconhecer a nossa força enquanto NAÇÃO. Precisamos exigir que sejam cortados todos os custos com mordomias e planos de saúde vitalícios de políticos, pois não é justo que somente a classe trabalhadora pague a conta da crise gerada pela ganância e irresponsabilidade dos quais destroem o nosso querido Brasil. Todos os vereadores, deputados, senadores e demais assessores, deveriam por obrigatoriedade, frequentar hospitais públicos e escolas públicas, para realmente trabalharem em prol da melhoria destas instituições. Está mais do que na hora deles aprenderem que não estão no governo para se sentirem acima da sociedade, mas para caminhar lado a lado e todos nós crescermos juntos.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Elika, te desejo sucesso e, pelo que já li do que você escreve por aqui, sinto que está sendo verdadeira em sua esperança. Mas, eu não consigo acreditar nos políticos que estam nos representando e não vejo luz no fim do túnel. Confesso que sou uma pessoa ignorante que não quer ouvir falar de Política.
    Mais uma vez sucesso, torço por você!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Minha fineza, pouca, se esvai quando ouço ou leio questionamentos aos governos do PT. Especialmente de Dilma Rousseff.
    Somente sendo leviano e/ou midiota e/ou estúpido para criticar o PT.
    Basta olhar para a conta bancária e/ou casa e/ou garage, e/ou milhagens no cartão, e/ou fotos das viagens e para muitos… Olhar os dentes e/ou roupas, e /ou celulares e/ou diploma superior seu e/ou dos filhos e móveis e eletrônicos…etc, etc etc… Fora isso nunca se olhou tanto para o brasileiro.Suassuna, Darcy Ribeiro, Brizola e Prestes Paulo Freire e tantos outros gênios do Brasil foram lembrados como nunca. Obras e mais obras estruturantes e gigantescas, eventos invejáveis….
    Infelizmente temos uma elite que odeia o Brasil. Que ama qualquer lugar do planeta menos aqui…
    QSF ricos e remediados…

    Curtir

Participe! Comente você também!