Eu. Pré candidata.

LKPT

Preciso lhes contar algo que decidi hoje e que vai mudar radicalmente a minha vida. Há uma dose cavalar de emoção aqui neste momento. Um misto de alegria, ansiedade, disposição e, sobretudo, esperança.

Disputarei as eleições de 2018 como candidata a deputada estadual do Rio de Janeiro pelo partido que tirou o Brasil do mapa da fome.

Jamais pensei em entrar para a politica de forma efetiva, preciso confessar. Criticar quem está fazendo alguma coisa é muito mais fácil do que ir lá e tentar fazer melhor.

Fui atraída, porém, pelo desafio, assim como em tudo que fiz na vida: cursar uma faculdade de física, ter filho aos vinte anos, mudar de área no mestrado, mudar de área no doutorado, escrever um livro, escrever outro, escrever, inscrever-me em concurso público, ser mãe de três filhos, ser mãe solteira, andar de skate, ler ao menos 20 clássicos da literatura, correr 10 quilômetros, viajar sozinha e, o mais difícil de tudo, descobrir quantos meses tem uma grávida de 27 semanas.

Tudo isso são exemplos de coisas que me pareceram impossíveis de serem realizadas e quando vi já estavam feitas. E quero deixar registrado: o que fiz foi com muita insegurança e não está sendo diferente agora.

O medo, vale observar, nunca me paralisou. Pelo contrário. A química que ele gera em mim me movimenta para a luta da sobrevivência da minha essência.

Em várias dessas realizações, ouvi de muita gente que não iria conseguir. Fui sempre orientada por alguém a parar porque iria sofrer ou me frustrar. Vai acontecer de novo. Eu sei. Pressinto. “Conheço meu eleitorado”.

Vão tentar me frear.

Adianto: ninguém vai fazer com que eu desista. Nem Lula conseguiu. E olha que ele tentou dizendo que eu iria apanhar e muito. Minha mãe tentou também porque acha que posso me machucar.

Não me lembro de ter passado por nenhum processo de transformação e realização sem dor. Vai doer. Não tem problema. Mas vai ser lindo porque vou descobrir coisas surpreendentes como, por exemplo, que faltam dois meses para o bebê nascer quando a grávida diz que está 27 semanas.

O que passei nesse tempo que andei avaliando tudo não deixou de ser também uma gestação. Algo aqui dentro foi muito bem fecundado. Já se mexia forte quando era apenas uma ideia. Criou corpo.

O parto se dá agora com esse texto.

O que será dessa criança vamos descobrir juntos.

30 comentários em “Eu. Pré candidata.

  1. Elika, não nos conhecemos pessoalmente, conheço apenas algumas pessoas que já estiveram com você. Mas sou seu fã e agora seu eleitor! Parabéns e boa sorte! Um abraço!

    Curtir

  2. Parabéns, Elika!
    Apoio 100% a sua decisão.
    O nosso partido vai ganhar muito com a sua participação.
    É uma pena eu não morar no RJ, senão votava em você, com certeza!
    Boa sorte!
    Torcerei pelo seu sucesso.

    Abraços,
    Gustavo
    Porto Alegre/RS

    Curtir

  3. Gostei! Se eu morasse no RJ sem duvida votaria em você. Te admiro muito. Suas palavras são de pessoas guerreiras e inteligentes. Força e foco no novo projeto.

    Curtir

  4. Elika, pena que eu não tenho título de eleitor no Rio de Janeiro, se assim o fosse o meu voto, da minha família, amigos e amigas, e de muitos alunos e alunas seria seu. Avante, Companheira.
    Obs1.: Olha, me filiei ao Pt em agosto de 2005, quando da farsa do mensalão. Hoje vou rever como está a minha filiação. Vou atualizar os meus dados no Partido que tirou o Brasil do mapa da fome e divulgar a sua iniciativa no PT-Fortaleza.
    Obs2.: Desejo adquirir o livro “História da Física na sala de aula”, o que faço?
    Abraços deste professor que muito a admira aqui de Fortal-Ce.

    Curtir

  5. Parabéns. Desejo muita força sempre sei texto me inspirou. Estou passando por momentos de profunda transformação. Seu texto hoje me fez refletir sobre a situação que vivo e com certeza lembrei de suas palavras nas batalhas diárias. Obrigado.

    Curtir

  6. Vai firme, Elika; tens todos os requisitos para ser uma grande parlamentar, em caráter, competência e vontade, contes com todo o meu apoio daqui desde o Sul. abs

    Curtir

  7. Estou com muita inveja dos eleitores do rio, por eles terem a oportunidade bde votar em uma pessoa como você. Quem vai ganhar é povo do rio. Boa sorte amiga. Daqui bde Goiânia viu mandar meus fluidos positivo para você.

    Curtir

  8. Parabéns!!! Deixo aqui os meus sinceros votos de boa sorte. Saiba, precisamos muito de pessoas como você para elevar o nível da nossa política.
    Desde já seu eleitor..

    Curtir

  9. Boa tarde!
    Que alegria!
    Há tempos venho pensando em escrever um texto pedindo justamente isso, que pessoas com reconhecimento e visibilidade na sociedade e de bom caráter abracem essa causa tão importante e diria até missionária que é moralizar a política do nosso país,o Rio e o Brasil precisam de pessoas com sentimentos nobres como os que eu e muitos vêem em você.
    Felicidades,força e coragem para lutar!
    Tenho certeza que será eleita!

    Sou de Nova Friburgo, RJ.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Certo Élika. És candidata à Assembleia. Propostas; quais são seus projetos para este Estado falido? Vivemos o horror econômico. Saúde, educação e o transporte refletem o caos…..segurança??? É uma piada de péssimo gosto. Idéias; precisamos de gente mais do que séria, precisamos de inteligência, criatividade e responsabilidade…. Vejamos!!!

    Curtir

  11. Parabéns pela sua qualidade, mulher batalhadora, corajosa, solidária, do lado das boas causas, mãe exemplar. Sucesso e força em mais essa árdua batalha.

    Se eu fosse do RJ teria orgulho e satisfação de poder votar em você!‪

    Curtir

  12. Corajosa,Elika! A vida só vale a pena pelos desafíos, pelo medo,pela insegurança !Mas ,no meio do processo,quando já temos confirmação que a escolha era inadiável, o desejo era forte e o medo foi vencido,nada é igual a esta alegria ! Te desejo a vitória ! #Haddad Manuela Lula livre Elika!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Bom dia Elika!
    Meu nome é José Edson, sou de Belford Roxo, e desde os anos 80 militei no PT, digo militei, porque hoje por uma série de motivos, dentre eles os erros cometidos pelo partido nos últimos anos me tiraram a motivação de me manter ativo na militância, o que levou a chegar em uma véspera de eleição sem candidatos a deputados estadual e federal.
    Pensei em votar no PSOL, mas com base nas inserções no horário gratuito resolvi depositar minha confiança em duas mulheres do PT
    : Elika Takamoto e Verônica Lima. Meu voto é contra a ameaça representada pelo fascismo, e pelo atraso estão as e insinuando na figura de tantas candidaturas reacionárias. Além do más, minha companheira e negra e eu acredito na força e na sensibilidade da mulher para mudar essa sociedade, misogina, preconceuosa, machista, em que nós estamos vivendo.
    Do fundo do meu coração, desejo a você boa sorte nas urnas no domingo.
    Carinhosamente.
    José Edson Marciel

    Curtir

Participe! Comente você também!