Que pesadelo horrível…

 

screenshot_20190410-111641_pencil photo sketch5945744659764867171..jpg

 

Hoje eu tive um pesadelo horrível.

Sonhei que tínhamos um presidente que se dizia cristão mas era a favor de armar a população. Em entrevistas, ele dizia claramente que não se importava em matar inocentes desde que o crime fosse combatido.

Sonhei que esse presidente não era capaz de entender que o que causa a violência urbana é a desigualdade social. Ele não tinha nenhuma proposta para dar conta de tanta injustiça histórica.

Sonhei que esse presidente era burro de verdade. E tinha filhos. Todos iguais a ele que acreditavam que diminuir a maioridade penal significaria que os crimes seriam reduzidos. Agora vejam vocês: se a ameaça de ser preso evitasse atitudes criminosas, em nossos presídios sobrariam espaços…

Sonhei que era explicado para eles de várias formas diferentes que se um jovem entra com 16 anos na prisão e se ficar preso durante 10 anos ele sairá ainda novo e sem estar reabilitado porque nosso sistema carcerário não melhora ninguém. Muito menos essa pessoa sairia dando bom dia para o padeiro. A prisão no Brasil não ressocializa ninguém e sonhei que eles não enxergavam que unir jovens de 16 a 18 anos aos criminosos adultos certamente os qualificariam para mais crimes.

Sonhei que essa família inteira que estava do poder do nosso país não tinha capacidade para enxergar que matar quem mata não evita que mais criminosos brotem em cada esquina e que apostar na redução da maioridade penal como resolução da violência juvenil é investir na reprodução da violência como mostra a experiência em outros países. Meodeos como eles eram burros.

Mas o pesadelo não terminava…

Sonhei que, ao invés de cuidar dos professores, eles os pisoteavam. Sonhei que esse presidente via a escola como um lugar para se gerar uma mão de obra acrítica e barata – e não um local de crescimento intelectual em que questionamentos são estimulados em crianças e adolescentes.

Sonhei também com uns objetos estranhos como mamadeiras com o bico em formato de pênis e eles segurando esse objeto estranho e aos berros babando diziam que aquilo era coisa de comunista.

Sonhei que uma família inteira foi alvejada com 80 tiros e eles não sentiam nada além de desprezo. Diziam que era normal, que estamos em guerra civil e em toda guerra morrem inocentes.

Para piorar o pesadelo, sonhei que a pessoa que mais olhou para os pobres e fez por eles em nosso país estava presa, que era para ele ter sido nosso presidente de novo já que liderava todas as pesquisas, mas que o prenderam justamente por isso. E pior, contra ele, não havia nenhuma prova. A prisão era na verdade arbitrária e significava um sequestro da dignidade do povo brasileiro.

Que pesadelo horrível, gente. Que pesadelo horrível…

3 comentários em “Que pesadelo horrível…

Participe! Comente você também!