Iti Malia Luiza, Márcia e seu Lúcio.

Já falei muito sobre a Márcia aqui, a pessoinha que conheci que ajuda pessoas em situação de rua há mais de 20 anos. Hoje quero falar da Maria Luiza, a netinha da Márcia de quatro anos.

Maria Luiza cujo nome completo é Iti Malia Luiza acompanha a avó em várias atividades.

Para a criança que cresce em um ambiente repleto de pessoas que não têm sequer onde dormir, a forma de olhar o mundo é outra. O conceito de amor, beleza e amizade que Maria Luiza já tem em sua cabecinha é bem diferente do que vemos nas novelas.

Márcia fica doida com Maria Luiza que não para quieta. Vejam vocês, outro dia a menina saiu do carro da vovó, viu um guardador de rua imundo, fedorento e não pensou duas vezes. Correu para lhe dar um abraço e conversar com ele.

Quando Márcia olhou, a neta já estava agarrada na perna do homem que, ao ver o rosto da avó, colocou as mãos para cima assustado dizendo – no olhar apavorado – que foi Maria Luiza que havia tomado a iniciativa daquela união.

Márcia não pensou duas vezes. Deu uma bronca daquelas.

Na Maria.

– Maria! Você sabe lá se ele quer esse abraço? Quantas vezes já te falei que não pode sair abraçando as pessoas assim, Maria Luiza? Perguntou a ele se podia abraçar antes? Desculpa, moço, ela é muito levada!

O moço que se chama Lúcio abriu um sorriso como aqueles que veem o garçom chegando com a comida.

Maria Luiza aprendeu a abraçar as pessoas que gosta. Ela já sabe que a verdadeira beleza é coisa que não se vê e sim que se semeia.

E seu Lúcio tem conhecimento, como qualquer ser humano, que muitas dores se dissolvem com um abraço e que é no abraço, mais do que qualquer outro gesto, que as pessoas se encontram e se gostam.

Mas seu Lúcio sabe mais do que isso.

Sabe que um abraço pode ser dado sem que dois corpos se encontrem e que Márcia quase lhe quebrou uma costela.

2 comentários em “Iti Malia Luiza, Márcia e seu Lúcio.

Participe! Comente você também!