Segura a minha mão?

Talvez você já saiba, mas quero falar mais sobre isso porque é muito importante para mim. Estou pré-candidata de novo. Anuncio isso como se tivesse anunciando uma gravidez – o que em essência tem lá suas intersecções.

A primeira vez que estive assim, a dizer, com essa disposição a me candidatar, foi em 2018. Nunca na vida tinha pensado em viver essa experiência. O fato de ser suburbana, mãe de três, professora, dona de casa… tinha me feito acreditar que não teria tempo para me dedicar à política.

Mal imaginava que eu já fazia política sendo mãe, professora, suburbana e fazendo a exposição das minhas emoções (alegria, tristeza, raiva, medo…) nas redes como sempre fiz. Não era política de rua (a famosa militância de base e orgânica), mas era política porque apontava meus sofrimentos e me indignava com outros.  Verdade que não usava a palavra falada, mas o fazia com a palavra escrita que também tem seu volume.

Na campanha em 2018, aprendi a falar no megafone, vejam vocês. Rompi minha timidez quando estavam chegando as eleições.

Antes disso, quem me apoiava diretamente se tornou minhas pernas, meus braços e, principalmente, meu pescoço. Era eu abaixar a cabeça e lá vinha a galera do pescoço colocando meu nariz numa posição de enfrentamento.

Entendi que eu não era mais uma. Tornei-me múltipla, coletiva, plural e mais forte como se torna qualquer pessoa que se alimenta de histórias.

Foram mais de 28 mil votos na ocasião. A campanha foi linda por ter sido repleta de aprendizado, bem se sabe quanto de beleza há no ato de aprender…

E agora, cá estou eu de novo.

Não fui eleita mas consegui ser a primeira suplente da Alerj. Há todo um cálculo que tem a ver com a quantidade de votos nos partidos e bem se sabe o que o PT sofreu na mão dessa mídia.

Sei que nenhum trabalho foi em vão porque aprendemos e muito em 2018 e eu conheci a Márcia – e mais tanta gente que expandiu e me densificou. A cereja do bolo foi ter tido a honra de conhecer de perto a força da Benedita. É algo impressionante de verdade.

Quando pensei que estava com uma certa experiência, veio 2020 que subtraiu tantas vidas e fechou escolas por todo Brasil.

A vontade de estar em um lugar onde podemos efetivamente fazer algo cresceu e resolvi “engravidar” novamente. Estou pré-candidata a vereadora aqui no Rio de Janeiro.

O parto será quando a campanha oficialmente começar. Cuidaremos desse bebê juntamente. Conversaremos sobre seu futuro e trocaremos muitas ideias de como ele pode crescer com muita saúde mesmo estando numa pandemia.

Nossa criança dará os primeiros passos quando chegarmos lá.

Não vou falar que estou feliz porque não consigo me ver assim diante de tantas mortes. 

Mas estou animada como uma professora que se matriculou em um curso e vai aprender novamente.

As contrações estão começando.

Segura a minha mão?

8 comentários em “Segura a minha mão?

  1. Parabéns pela força, determinação e consciência! Q o povo sofrido e necessitado do Rio tenha a sorte de tê-la como vereadora em 2021.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Claro que estarei do seu lado, não como pai biológico, não como eleitor, mas sempre divulgando tudo o que você posta, porque inspira as pessoas a refletir e agir. Torço muito para que possa fazer parte do Legislativo Municipal, primeiramente, para transitar com mais experiência, mais força, mais tenacidade, nos salões de Brasília.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Élika,
    Sou um dos 28 mil que na eleição passada votou em você. Antes da eleição passada, entrei casualmente em seu blog, e, gostei muito de sua atitude num relato sobre os alunos cotistas do CEFET, em que você pediu ajuda aos alunos não cotistas que a ajudassem no sentido de nivelar toda a turma. Aí você ganhou o meu voto.

    Tenho 73 anos e não preciso mais votar, mas faço questão de comparecer para dar meu voto a você. Pode contar com meu voto, o da minha esposa e de meu filho.

    Um abraço,
    Hugo Meireles
    (21) 98120-8487

    Curtido por 2 pessoas

  4. Elika, sou de BH, moro em BH e voto em BH, infelizmente. Felizes dos cariocas que podem te eleger. Daqui de BH, continuarei te acompanhando, lendo e torcendo pela sua vitória. Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Participe! Comente você também!