Sobre Mim

“Prova viva, cabal e baixinha de que números e letras não precisam viver em conflito cisjordânico permanente: todos podemos ler, todos podemos escrever, todos podemos calcular.” (Paulo Andel)

9

–  Vencedora do Prêmio Saraiva Literatura, categoria: crônicas.

– Doutora em Filosofia pela UERJ.

– Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ.

– Graduada em Física pela UFRJ, Professora e Coordenadora de Física do CEFET/RJ.

– Autora dos livros:

1-  História da Física na Sala de Aula  – publicado pela Editora Livraria da Física, 2009.

(https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=32381)

2- Minha Vida é um Blog Aberto – publicado pela Editora Saraiva quando fui vencedora do prêmio Saraiva Literatura na categoria crônicas, 2015.

(https://www.saraiva.com.br/minha-vida-e-um-blog-aberto-9036165.html)

3- Isaac no Mundo das Partículas – meu primeiro livro infantil sobre Física de partículas e filosofia da ciência para crianças. Não publicado.

4- Como Enlouquecer seu Professor de Física – um livro sobre Filosofia da Ciência para jovens e adultos escrito em uma linguagem bem leve, mas com reflexões filosóficas profundas. Será publicado em 2017 pela Editora do Brasil.

5- Filhosofia – um livro de crônicas sobre meus três filhos. Publicação independente prevista para 2017.

(se quiser me ajudar: https://www.kickante.com.br/campanhas/filhosofia-o-livro-da-elika)

6- Tenso, logo escrito – um livro de crônicas escritas sob um sofrimento danado. Publicado pela Amazon, 2017.

(https://www.amazon.com.br/Tenso-Logo-Escrito-Elika-Takimoto-ebook/dp/B0723B9QVZ/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1497279942&sr=8-1&keywords=tenso%2C+logo+escrito)

7- Beleza Suburbana – Será publicado pela editora Autografia em 2017.

8- Penso, logo escrito. – um livro de crônicas onde eu divago até não poder mais. Não publicado.

9- Eu conto – Um livro que tem meus contos. Não publicado.

Tenho ainda:

9- O que há de Metafísica na Física?

LK2

O que ando aprontando por aí:

  • No dia 30 de Novembro de 2015, saí na Revista Galileu por fazer uma prova de física um tanto quanto inusitada:

http://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2015/11/professora-avalia-estudantes-pelas-questoes-que-eles-formularam-sobre-teoria-da-relatividade.html

Em 2016:

  • No dia 19 de Fevereiro de 2016 fui entrevistada pela Rádio Panorama FM falando sobre meu currículo esquizofrênico e meus livros. Também fui entrevistada pela Roquette Pinto e pela Rádio Futura de Itajubá, mas tenho o link do Youtube somente da Rádio Panorama:

http://www.radiopanoramafm.com/videos/conexao-itajuba-fala-com-vencedora-do-premio-saraiva-de-literatura/

  • No dia 24 de fevereiro, na UFES de São Mateus, ministrei a palestra “A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões” onde mostro como em uma aula de cinemática conseguimos filosofar profundamente sobre diversos conceitos mostrando que a Física está muito longe de ser considerada uma ciência exata.
  • No dia 25, participei de uma banca de mestrado na UFES. O título da dissertação foi: O ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  • No dia 27 de Fevereiro de 2016, saí no Jornal de  Minas por uma palestra que proferi na Escola G9 que fez muito sucesso com a garotada:

http://www.curso-g9.com.br/g9/noticias/3512/palestra-conecta-fisica-filosofia-e-literatura-;jsessionid=16wwphtrmah6f

  • No dia 19 de Abril, no estúdio da Multirio, gravei a leitura das minhas crônicas “Procura-se uma menina… ” e “Oi?”. A gravação foi usada para subsidiar  o debate cujo tema foi “O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS NAS INTERAÇÕES E NAS EXPERIÊNCIAS”, para que reflitamos a respeito da importância dotrabalho do professor da Educação Infantil para a sociedade e nas discussões a cerca da Base Curricular Nacional Comum. As gravações foram entregues em DVDs para as unidades escolares, para que durante a semana de formação continuada sejam visualizadas e discutidas as temáticas abordadas. O convite foi feito pela Gerência de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro.
  • No dia 02 de Maio, saí no site Tijolaço por um texto sobre cotas que alcançou mais de 38 mil curtidas no meu perfil do facebook.

Que a escola que me deu tudo possa dar tudo a todos!

  • No dia 03 de Maio de 2016,  no Canal Saúde, fui entrevistada sobre o meu livro História da Física na Sala de Aula:

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Historia-da-Fisica-na-Sala-de-Aula-CEL-0327

cienciaearte

  • No Jornal da Paraíba, apareci por conta dos memes que faço no Twitter.

http://www.jornaldaparaiba.com.br/politica/noticia/170172_anulacao-do-impeachment-de-dilma-faz-pipocar-memes-nas-redes-sociais

  • Eu na CBN, mais uma vez pela minha performance no Twitter:

http://cbndiario.clicrbs.com.br/sc/noticia-aberta/volta-do-whatsapp-provoca-nova-enxurrada-de-memes-nas-redes-sociais-165614.html

  • Na Revista Apuro:

View story at Medium.com

  • Eu na TVT

  • No dia 07 de Maio de 2016, participei da Mesa Redonda no Evento “Os Elementos” realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro com o artista plástico Felippe Moraes e a química nuclear Luciana Carvalheira no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica.

elementos

  • No dia 19 de Maio de 2016, participei da Oficina “Alunos à prova” no II IPELE CMRJ, um Congresso realizado pelas Escolas Militares do Rio de Janeiro sobre Intercâmbio Interdisciplinar para professores de Linguagens Escolares destinado à formação continuada de professores. Descrição da oficina:  dividirei experiências que venho fazendo no CEFET/RJ onde leciono física para alunos do ensino médio. Provas corrigidas pelos próprios alunos, provas em que os alunos não tem que responder absolutamente nada e sim elaborar perguntas e provas em que o uso de celular não somente é permitido como estimulado são apenas alguns pontos que serão abordados. Pretendo discutir como o uso da filosofia e da literatura pode ajudar o professor a estimular o aluno a  pensar e se tornar bem mais crítico. Defenderei a ideia de que a divisão das disciplinas entre “exatas” e “humanas” não faz o menor sentido dependendo do que se pretende com e se entende por “Educação”. O objetivo primeiro será mostrar ao professor que sair da zona de conforto (se é que existe para essa classe) pode ser extremamente surpreendente e gratificante. Terei provas disso…
  • No dia 26 de Maio, fui entrevistada no programa “A Hora do Enem” para falar de Filosofia que é uma das áreas em que atuo. O programa é realizado pela TV Escola e será gravado nessa quinta. Maiores informações, links e bababá bububú aviso assim que tiver.

horadoenem

Segue o link:  http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=12012

  • No dia 30 de Maio, participei do  1º Seminário Escola sem muros: protagonismo e reinvenção da escola na UNIRIO.

unirio

  • No dia 02 de Junho,  estive no CEFET/RJ campus Valença ministrando a palestra Força é igual a Massa vezes Imaginação para alunos da pós do curso “TEMAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO” e mais professores da Rede Estadual local.

valença

  • No dia 03 de Junho, participei da Feira do Livro em Valença (FLIVA) como escritora e palestrante convidada.

fliva

  • Em 14 de Junho, às 10hs, eu e Galileu estive no auditório do IFRJ, campus Maracanã, ministrando a palestra “A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões” no projeto “Café com Ciência” onde mostrei como em uma aula de cinemática conseguimos filosofar profundamente sobre diversos conceitos mostrando que a Física está muito longe de ser considerada uma ciência exata.

café com ciência folder programação de junho 2016

cert

  • No dia 20 de Junho, estive na Faculdade de Letras da UFRJ ministrando a palestra Força é Igual a Massa vezes Imaginação.
  • Dia 22 de Junho, estive no estúdio da MPB FM no Rio de Janeiro para falar sobre Educação e crianças índigos e cristais.

Link do áudio: http://www.mpbbrasil.com.br/audio/Papos-e-Cancoes-Sonia-Maria-Braga-Waldemar-Falcao-Elika-Takimoto-e-seus-filhos-Nara-e-Hideo

  • No dia 11 de Julho participei da 2ª Reunião Pedagógica e Planejamento 2016 do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – Campus Maria da Graça com a palestra Força é Igual a Massa vezes Imaginação.

mg

  • No dia 12 de Julho, às 18:30, estive no no IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Socias, 4º andar – sala ou auditório, localizado no Largo de São Francisco Paula, 1, Rio de Janeiro ministrando a palestra  “A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões“. Nesta palestra, apresentei para a platéia como a física está longe de ser considerada uma ciência exata à luz da cinemática apresentada pelos textos de Galileu.
  • No dia 22 de Julho das 13-14:30h, sala 624, Bloco A, no Instituto de Química da UFRJ, participei do SEMINÁRIO PEQUI onde ministrei a palestra Força é Igual a Massa vezes Imaginação  para a turma de Mestrado Profissional em Ensino de Química.
  • No dia 21 de Agosto, fui entrevistada pelo jornal português (www.publico.pt) por conta da Olimpíada e por ter viralizado nas redes sociais com comentários sobre vários momentos do evento: https://www.publico.pt/desporto/noticia/fica-so-mais-um-pouco-no-rio-olimpiada-1741946
  • No dia 25 de Agosto, participei da II Semana da Física na UFRJ, na mesa redonda “Mulheres na Ciência”. (https://semanadafisica.if.ufrj.br/mesa.php). Sem dúvida, um dos eventos mais marcantes dos quais já fiz parte.

mulheres na ciência

  • Dia 26 de Agosto, estive no Espaço Laje – Praça Santos Dumont, 80 – Gávea, às 15:30 participando do Lançamento do Manifesto Voz do Jovem.  Para quem não sabe,o Movimento Mapa Educação tem como missão que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. Trabalha-se nesse movimento para que a educação seja prioridade na agenda política nacional e acredita-se que o jovem deve ser o protagonista dessa mudança.E lá estive eu como convidada para botar lenha nessa fogueira!

mapa educação

Eis o vídeo do evento com a nossa participação:

  • No dia 28 de Agosto, foi publicada pela primeira vez em um jornal de grande circulação (O Globo) uma crônica minha. Felicidade foi pouco. O que senti tem outro nome, como disse Clarice.

O-Globo_28-08-2016_Primeiro-Caderno_1-Nacional_p10

http://oglobo.globo.com/brasil/artigo-onde-os-politicos-gostam-de-enterrar-suas-promessas-20006996

O Globo

  • No dia 30 de Agosto, participei do programa Unidiversidade no Canal Saúde cujo tema era Ideologia nas Escolas.

ideologia.jpg

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ideologias-nas-Escolas-UND-0726

  • Dia 15 de Setembro de 2016, estive às 15:30 no Observatório Nacional ministrando a palestra A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões.

http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/7549-professora-apresenta-adaptacao-do-power-point-do-mpf-em-palestra-no-observatorio-nacional

  • Dia 20 de Setembro de 2016, estive às 13h  na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek com  a palestra Força é Igual a Massa vezes Imaginação.
  • Dia 21 de Setembro de 2016, quarta-feira, às 9h participei na Escola Municipal Deodoro, na rua da Glória, 64, Glória, do projeto “Encontro dos Autores com os Leitores” batendo um papo com os alunos. Na escola, vários alunos fizeram crônicas estimulados pela leitura do Minha Vida é um Blog Aberto. Havia um mural com muitas delas… foi lindo!
  • Dia 21 de Setembro de 2016, quarta-feira, às 16:30 participei do Seminário na Licenciatura em Física do campus Nilópolis do IFRJ com a palestra Força é igual a Massa Vezes Imaginação.

cartaz_seminario_elika_cefet_seminario-lf-21092016

if

  • No dia 06 de outubro, às 11h gravei no Canal Saúde, no  Em Família, um programa cujo tema será “Ao Mestre com Carinho”.  Segue o link do programa:

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ao-mestre-com-carinho-EMF-0156

  • A partir do dia 15 de Outubro, serei uma das juradas do “Desafio Criativos da Escola 2016″ que irá reconhecer 11 projetos de transformação protagonizados por crianças e adolescentes de todo o Brasil”! Mega honrada em participar de algo tão grandioso em todos os sentidos. E lá vamos nós! (http://criativosdaescola.com.br/desafio-2016-conheca-os-jurados/)

desafios.jpg

  • No dia 18 de Outubro, na Universidade Federal Fluminense (UFF) participei na X semana da física UFF 2016 dando um minicurso sobre Galileu das 18h às 19:30h.
  • Dia 19 de Outubro (QUARTA-FEIRA) de 18:30h as 20:00h participei do XIV Encontro de Licenciatura em Física (XIV ENLIF) na UFRJ ministrando o minicurso A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões.
  • No dia 19 de Outubro, fui parar em vários sites como BuzzFeed, Sensacionalista, Catraca Livre, G1 dentro outros por causa de uma postagem inusitada que fiz no Facebook anunciando meu filho:

https://www.buzzfeed.com/susanacristalli/a-mae-do-hideo-fez-um-post-no-facebook-para-ajudar-o-filho-a?utm_term=4ldqpgs&bffbbrazil#4ldqpgs

Mãe faz post para ajudar filho a casar e se torna o viral do dia

http://www.sensacionalista.com.br/2016/10/20/bolsonaro-anuncia-seus-filhos-no-facebook-e-postagem-ganha-zero-curtida/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/10/mae-anuncia-filho-para-mulheres-e-post-viraliza-quero-que-ele-case.html

Saímos no J0rnal Brasil do SBT:

http://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/82129/Mae-faz-sucesso-ao-procurar-namorada-para-o-filho-na-internet.html%5D

Fomos parar em outro continente:

Mãe farta de ver o filho solteiro usa redes sociais para o casar

Saímos em jornais impressos também, como o Tribuna:

fb_img_1477339338820

Saímos no Balanço Geral de Record:

http://tv.r7.com/record-play/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/mae-faz-anuncio-em-busca-de-namorada-para-o-filho-e-vira-sucesso-nas-redes-sociais-20102016

E no Domingo Espetacular:

http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/mae-procura-namorada-para-filho-e-leva-internet-a-loucura-06112016

Fomos parar no programa Encontro com a Fátima Bernardes:

img_20161021_124254

http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/para-assinantes/v/encontro-com-fatima-bernardes-programa-de-sexta-feira-21102016-na-integra/5393180/

  • Dia 22 de outubro (sábado) de 11 às 14h, no Lab_71 (rua henrique novais,71- Botafogo), participei do evento “Lutas de mulheres: Feminismo e política” cuja proposta é uma conversa entre ativistas e pesquisadoras sobre as atualizações em curso nas militâncias feministas. Fuia representante da academia e participei da mesa com outras três empoderadaças!

flyer khôra-final.jpg

 

  • No dia 24 de Outubro das 9h às 12h, participei da Mesa redonda Projeto de lei Escola Sem partido e o Ensino de Ciências no IFRJ campus Duque de Caxias.

escola-sem-partido

fb_img_1477343344656

  • Dia 25  de Outubro, às 12:30h fui pela BandNews FM sobre o que leva uma pessoa a anunciar o filho no Facebook e ficar deboa com todas as críticas. Assim que tiver maiores detalhes como horário e link, colocarei aqui.
  • No dia 27 de Outubro das 19h às 20h, participei da Semana de Comunicação (SECOM) na Universidade Estácio em Madureira dando uma palestra para universitários de comunicação social.
  • No dia 30 de Outubro, participamos do programa Domingo Espetacular da Rede Record, ainda sobre o anúncio que fiz sobre meu filho nas redes sociais. Foi algo bem engraçado com muitos vídeos do Hideo mostrando seus dotes (artísticos, é claro).
  • No dia 30 de Outubro, Domingo, saiu uma matéria no O Globo (!!!!) sobre muito do que andei aprontando :

14875932_1202162279843630_1390159646_o

http://oglobo.globo.com/rio/encontros-de-domingo-elika-takimoto-sogra-que-ganhou-mais-de-cem-mil-curtidas-20384420

  • No dia 10 de novembro, quinta-feira, às 15h no Auditório I, participei da IX Semana de Administração no CEFET/RJ. Com o objetivo de oferecer uma conversa proveitosa aos jovens apaixonados pelos livros e orientação a todos aqueles que desejam viver das palavras, a mesa-redonda “Rotas literárias” convidou  três escritoras: Ana Cristina Melo (que, além de escrever para crianças e adolescentes, coordena a Editora Bambolê), Claudia Lage (ganhadora do concurso de contos Stanislaw Ponte Preta e do Emmy Internacional pela telenovela “Lado a Lado”) e Euzinha (cronista e vencedora do Prêmio Saraiva de Literatura).

adm

  • Dia 14 de novembro, às 11h, estive no CPII, na Tijuca, que foi ocupado pelos estudantes. Darei uma palestra sobre Escola Sem Partido.

esp

https://www.facebook.com/events/1764423193819319/permalink/1764427587152213/?notif_t=event_mall_comment&notif_id=1479082807689256

  • Dia 20 de Novembro, (domingo), no Planetário do Rio, fizparte da programação de aniversário da fundação,  que completa 46 anos do evento Mundinho Geek. Dei palestras, autografei livros…

whatsapp-image-2016-11-07-at-20-18-13

  • Dia 22 de Novembro de 2016, às 13h, participei do I Encontro da História da Física na UFRRJ com a palestra “A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões”.
  • Dia 25 de Novembro estarei no IFRJ de Volta Redonda! Participarei do II Simpósio Sul Fluminense de Ensino de Física  (II SISFEF)  na mesa redonda “Mulheres na Ciência”.

EM 2017:

  • No dia 1º de Março, recebi o telefone do Lula para me agradecer sobre um texto que havia escrito. A notícia saiu em vários sites, seguem dois:

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/professora-recebe-telefonema-de-lula-apos-texto-viral.html

http://www.pt.org.br/lula-a-escritora-deixe-de-bobeira-companheira-sou-eu/#.WLg8jRpffOQ.twitter

  • No dia 5 de Março, saiu uma matéria no Hypeness sobre um outro texto que escrevi e viralizou nas redes em que falo de meu trabalho e de como recebi vários tipo de cobrança porque  simplesmente queria ter uma carreira:

http://www.hypeness.com.br/2017/03/a-dura-e-bonita-luta-que-e-ser-mae-e-ter-uma-carreira-resumida-em-um-post-de-facebook-que-viralizou/

  • No dia 8 de Março, às 8h, participei ao vivo do programa “Cafeína” com Marcia Tiburi e a Senadora do PC do B (AM), Vanessa Grazziotin, em vídeo. O tema do programa foi: O empoderamento feminino como ferramenta de transformação da sociedade. Apresentação: Wellington Calasans (Suécia), Tadeu Porto (Brasil) e Leonardo Stoppa (inglaterra).

http://www.ocafezinho.com/2017/03/08/elika-takimoto-e-marcia-tiburi-falam-ao-cafezinho-sobre-o-dia-internacional-da-mulher/

  • No dia 8 de Março, às 11h, ministrei uma palestra “Trajetórias” no CEFET/RJ campus Maracanã.

cefet

  • No dia 8 de Março, às 19:15h saiu uma matéria sobre mim no Rede TV! news para todo o Brasil.

http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/RedeTVNews/videos/cidades/conheca-historias-de-mulheres-que-inspiram-a-sociedade

  • No dia 18 de Março participei do Encontro Casual, um programa da rádio UNIJUÍ FM que vai ao ar no sábado, às 10h, com reprise no domingo, às 23h podendo ser ouvido na sintonia 106.9 ou no endereço www.radio.unijui.edu.br. Na segunda-feira o programa é disponibilizado em podcast.

http://www.unijui.edu.br/unijui-fm/noticias/25694-o-encontro-casual-deste-final-de-semana-e-com-elika-takimoto-conhecida-nacionalmente-como-a-professora-que-recebeu-um-telefonema-de-lula

  •  No dia 4 de Abril, às 13h, estive na UFRRJ participando do  I Encontro de História da Física dando uma palestra sobre Galileu.

 

  • No dia 25 de Abril, às 14h, estive na SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes de trabalho) que ocorrerá junto a Semana de valorização do trabalhador na Empresa CTIS Tecnologia S/A. (Contact Center – Prestador de serviços da Petrobras), dando uma palestra sobre Literatura.

 

  • No dia 29 de Abril, sábado, às 10h estive no Estúdio Kubo, um lugar completamente fora da caixa onde além de produzir belos ensaios fotográficos, temos lá cursos, palestras, oficinas, rodas de leitura, conversa e música.  Lá, falei sobre Reforma do Ensino Médio.

Abstract background with chalk board texture

  • No dia 17 de Maio, às 19h, estiveno Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, em Campos dos Goytacazes-RJ. Dei uma palestra sobre Reforma no Ensino Médio. Maior público que já tive na vida. Auditório lotado!

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • No dia 09 de Junho estive no Instituto Federal do Juazeiro do Norte-CE, no encontro pedagógico “Novos tempos: O desafio de educar nos Institutos federais”.  Proferi palestras de manhã e de tarde sobre o tema do evento.

Screenshot_20170612-114949

http://ifce.edu.br/juazeirodonorte/noticias/encontro-discute-a-educacao-ofertada-pelos-institutos-federais

  • No dia 14 de Junho estive no Instituto Lula conversando com o nosso presidente.

http://www.revistaforum.com.br/2017/06/15/filiacao-ao-pt-de-elika-takimoto/

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Dia 21 de julho participei do programa da Rádio Autografia falando como tudo começou:

http://blog.autografia.com.br/confira-o-novo-programa-da-radio-autografia-com-elika-takimoto-e-o-beleza-suburbana/

 

O que vem por aí:

  • No dia 23 de Junho, estarei em Volta Redonda participando da II SEMEPE – II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal, cujo tema é “O Brasil atual e os desafios da educação, ciência e tecnologia”. Às 14H participarei do Ciclo de Discussões sobre gênero representando as Mulheres na Ciência.

WhatsApp Image 2017-06-13 at 15.21.28

Às 18h farei a palestra de encerramento dessa Jornada Científica.

voltaredonda

  • Dia 8 de julho, às 17h, estarei em Três Rios – RJ,  no auditório do ITR – UFRRJ. Participarei do evento “Cá entre nós” com um bate-papo será sobre Educação.

FB_IMG_1497985328265

 

  • No dia 15 de Agosto, estarei na UFRRJ participando das Aulas Magnas para 2017.

 

  • No dia 14 de setembro, estarei de novo na UFRRJ com a palestra Força é igual massa vezes imaginação participando da Semana Acadêmica como responsável  por ministrar a parte científica do evento.

 

 

 

 

  • No dia 12 de Dezembro, às 19h estarei no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) Campos Guarus fazendo a palestra de abertura do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE).

 

  • Hideo é bacharel em Guitarra pelo Conservatório de Música
  • Nara é intérprete e pianista.
  • Yuki estuda bateria há 3 anos.
  • Os três fazem teatro.

SONY DSC

26 Respostas para “Sobre Mim

  1. Haikal Moreira

    Elika, fiquei extasiado pelo seu post sobre a prova de física em que os alunos deveriam formular perguntas. Curtindo e compartilhando, um amigo me perguntou de onde vc era. Entrei no blog para procurar essa resposta e eis que aqui estou há quase duas horas mergulhado em seus textos. Parabéns por sua coragem (ou só costume, né) de escrever assim. Virei seu fã.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acabei de ler um post no Facebook mostrando uma prova de Física genial. Daí me perguntei: quem é essa Élika Takimoto e vim parar no seu blog, que estou lendo, lendo, lendo deliciada. Que bom ter uma cabeça pensante (e sentinte) como a sua solta por aí. Tornei-me sua fã. Vou enviar um “pedido de amizade” no FB para você.

    Curtir

  3. Marcio

    Vi a prova, respostas e seus escritos, muito legal! Em que colégio você da aula, dá palestras? Pensei em vê-la falando em uma aula/palestra na Casa do Saber e comentei a seu respeito… tomara que a chamem.
    Além de tudo esteve no CERN, que luxo!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sou amiga da Rosa, ali de cima, que, aliás, escreve gostoso feito você. Foi ela quem compartilhou as perguntas-respostas-encantos dos seus alunos e deu a dica do seu blog. Então, há três dias tenho vindo aqui esticar meus intervalos entre uma revisão e outra, uma tradução e outra. Estou nessa de contar o tempo pelas linhas. “Depois de tantas linhas vou lá ler mais uma postagem da Elika.” Nunca me senti tão feliz em pôr em dia um atraso de dez anos!

    Curtir

  5. Vc bagunçou o meu coreto, virou meu amuleto, nestes meus tempos/espaços de “refação”… reconstrução do coração… e de muito mais. Não sei porque cargas d’água fui tangenciar o seu FB, feito ricochete de bala perdida … Ferrou, … agora até em leituras lembro de vc: “… E podem existir povos de que nunca ouvimos falar!
    Merthin sorriu. Caris era a única pessoa com quem podia conversar assim. Nenhum amigo da sua idade compreendia a emoção de imaginar povos estranhos e diferentes maneiras de viver. Ela fazia perguntas ao acaso: Como é viver à beira do mundo? Os padres estão errados sobre Deus? Como você sabe que não está sonhando neste momento? E os dois se lançavam numa viagem especulativa, competindo para saber quem apresentava as idéias mais extravagantes…”. Ce est la vie….

    Curtir

  6. Gustavo Ramalho

    FB: Gustavo Barros Barreto Ramalho
    Skype: gramalho
    http://www.rtinfo.com.br
    Sonho: educação libertadora / condicionamento libertador (sory, tentei sintetizar)

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada pela confiança e pela resposta.

      Curtir

      • Gustavo Ramalho

        Elika
        Primeiro queria pedir-te desculpas pela forma, pois não me conheces e não bati à porta, ainda que estivesse aberta.
        Mas o que quis/quero é expressar minha profunda gratidão por conhecer a tua vida.
        Não é elogio, apenas gratidão pela tua verdade, respeito e sinceridade genuínas.
        Um coração enorme e uma energia incrível. Tu és inesquecível.
        Com muito respeito e carinho por essa família linda.
        Até um dia, quem sabe.
        Em tempo: meus horizontes não mudaram, mas se ajustaram e ganharam um colorido e intensidade incríveis.

        Curtido por 1 pessoa

      • Não tenho o quê desculpar e sim agradecer…. seguimos juntos!

        Curtir

  7. Debora

    Elika, escrevi uma mensagem tão grande, que fiquei com vergonha de mandar pelo Facebook. Você poderia me dar um e-mail que eu possa copiar e colar esse tratado de tordesilhas que eu escrevi, por favor? A mensagem é, de fato, beeem importante (pra mim e pra um – acho – aluno seu)… Grata. =)

    Curtir

  8. Guilherme Vargas Cruz

    Parabéns pela produção tão rica e acessível!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Wamberto Picolli

    Apaixonei. Você é demais!

    Curtir

  10. RICARDO DE CARVALHO JATOBA

    Li seu texto sobre os futuros médicos capixabas, que já deveriam ter sido expulsos da faculdade, no Diário do Centro do Mundo. Aproveitei para visitar seu blog. Que surpresa descobrir se tratar da autora de “Isacc no mundo das partículas”, livro que dei para meu filho ainda adolescente, que em seguida se formou em física pela UnB!
    Sobre o texto, é triste perceber como ainda temos uma sociedade permissiva com esse tipo de atitude. Já conheci mulheres que passaram por situações constrangedoras com profissionais (sic) de saúde, sem saber como reagir, talvez por isso ser mais frequente do que imaginamos, ou pior, por estarem elas, as mulheres, já de certa forma moldadas pela cultura dessa sociedade machista, e até mesmo pela educação que receberam em casa, dos pais e de toda a familia, lembrando o seu papel na sociedade, de ser recatada e do lar.
    Continuemos na luta por mudanças, que não podem esperar. Às vezes isso começa com questões bem simples, que é como educamos nossos próprios filhos. Abraço e parabéns pelo blog.
    Ricardo Jatobá

    Curtir

  11. Oi Elika! Amei seu blog! =D Estou pensando em fazer uma pag p mim tb e pensei logo em vc. 🙂 Agora tou te seguindo aqui!rsrs Beijo grande e ate mais! E sim! Queria aparecer tb no print da pagina da mesa sobre mulheres na ciencia!rsrs XD Pena q teve de cortar… hihihi beijinhoss!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá professora, fiquei triste com o seu texto, acredito que a senhora não se fez entender bem. Eu estudei a vida toda em escola pública, do ensino fundamental à graduação. Sempre fui muito estudiosa e na época das provas do CEFET não tive condições de pagar um cursinho para conseguir passar. Entrei na UFMG por cotas e isso não fez de mim melhor ou pior que qualquer colega de sala. A prova do CEFET é muito difícil, e não acredito nisso de o aluno não saber pegar no lápis. Sinceramente pareceu coisa para aparecer.

    Curtir

  13. Marine Moraes

    Querida Elika, em primeiro momento, toda minha admiração. ❤
    Em segundo momento, queria saber se você pode me passar um e-mail para que possa fazer um convite para participar da mesa em um evento a respeito da Intolerância nas relações sociais. No aguardo e grata desde já!

    Curtir

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s