Quem sou eu

LKPT

“Prova viva, cabal e baixinha de que números e letras não precisam viver em conflito cisjordânico permanente: todos podemos ler, todos podemos escrever, todos podemos calcular.”   (Paulo Andel)

Elika Takimoto é vencedora do Prêmio Saraiva Literatura, categoria: crônicas. Doutora em Filosofia pela UERJ. Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Graduada em Física pela UFRJ, Professora e Coordenadora de Física do CEFET/RJ. Integrante do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia.

Autora de mais de dez livros, dentre eles: História da física na sala de aula, Minha vida é um blog aberto, Como enlouquecer seu professor de física, Filhosofia, Beleza suburbana, Tenso, logo escrito e Isaac no mundo das partículas.

Mas o bom mesmo é ser mãe de três artistas:

SONY DSC

  • Hideo é bacharel em Guitarra pelo Conservatório de Música
  • Nara é intérprete e pianista.
  • Yuki estuda bateria há 3 anos.
  • Os três fazem teatro.

Saiba Mais sobre os Livros

Para saber mais sobre os livros escritos pela Elika, clique no link abaixo:

Quero conhecer os livros!

 

Palestras que ministro:

 

1 – “Força é igual a Massa vezes Imaginação” –

-Sinopse:Nesta palestra, procuro mostrar a importância da leitura na nossa mente contando N histórias diferentes e todas interconectadas. Paradigmas sobre Educação serão quebrados assim como a falácia da diferença entre Ciências Exatas e Ciências Humanas. O objetivo é fazer com que, ao final de minha exposição, todos tenham saído da zona de conforto (esse local que se morre em vida) e que os jovens saiam ávidos para lerem um livro. Qualquer livro.

-Perfil do público-alvo: Alunos e professores do Ensino Médio, licenciandos e educadores de uma forma geral, principalmente. Porém, qualquer cidadão pode assistir a palestra e se emocionar independente da área em que atue.

-Necessidades técnicas: Projetor de slides e várias mentes abertas.

2 – “A Queda dos Corpos e o Peso das Reflexões”-

-Sinopse:Nesta palestra, mostro para a platéia como a física está longe de ser considerada uma ciência exata à luz da cinemática apresentada pelos textos de Galileu.

-Perfil do público-alvo: alunos do Ensino Médio, professores de Física, licenciandos de Física.

-necessidades técnicas: Projetor de slides e quadro. Disposição para pensar.

3- “O ABC e o F da Teoria da Relatividade”

-Sinopse:Nesta palestra, explico a Teoria da Relatividade e as consequências para o nosso comportamento se a aceitarmos como uma Verdade. A apresentação é feita sem necessidade de se saber nenhuma operação matemática além de soma e subtração.

-Perfil do público-alvo: qualquer um que queira entender sobre a Relatividade.

-necessidades técnicas: Projetor de slides.

4 – Reforma do Ensino Médio.

5 – Escola com Mordaça.

6 – Mulheres na Ciência.

7 – Literatura e Ciência

8 – Física de Partículas para jovens e crianças

9 –  Outras

———————————————————————————————————

Para quem quiser contratar palestras, agendar entrevistas e presença em eventos, basta clicar aqui.