O estranho caso da mulher que só enxerga quando muda de personalidade e eu com essa história.

SM1

A notícia do jornal vem acompanhada da foto da mulher B.T. que perdeu a visão por completo havia 13 anos, após sofrer um acidente traumático. B.T. sofre de um transtorno dissociativo de identidade (múltipla personalidade) desde antes do evento que a deixou cega. O que surpreendeu toda a equipe médica foi quando B.T. encarnou a identidade de um garoto adolescente.

“Ela recuperou a visão de repente”, disse à BBC o professor Strasburger.

Após o término da entrevista, o professor Strasburger volta para a casa onde está sua filha comendo algo que esquentou no microondas enquanto lê as atualizações de amigos e ilustres desconhecidos nas redes sociais em seu smartphone. Como foi o seu dia?, pergunta-lhe da mesma forma e com o mesmo interesse que damos boa noite ao vizinho. Foi legal, responde ela, sem desviar os olhos de seu aparelho.

O professor segue então para a sala onde está sua esposa deitada no sofá lendo Short Movies de Gonçalves M.Tavares. Ela nem percebe a chegada de seu marido e está tão absorvida pelas páginas que não ouve “oi, querida”. Mesmo sem resposta, o  professor Strasburger segue para o banheiro para tomar uma ducha.

De repente, não mais que de repente, fez-se de aflito o que se fez tão seguro. O professor Strasburger enxergou, depois de um tempo apenas respirando com a cabeça embaixo do chuveiro, o quão morto estava para o mundo. Ele apenas existia…

Após o banho, foi comer alguma coisa enquanto via pela televisão as notícias do dia.

Voltamos de novo para o momento em que o professor está sendo entrevistado e o ouvimos dizer:

“É incrível como esta paciente é capaz de mudar de um estado a outro, de modo que às vezes ela enxerga e outras vezes não. É o primeiro caso que se conhece dessas características”, disse Strasburger.

Pobre professor Strasburger…

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s