“Deixe de bobeira, companheira. Sou eu.”

lula-desenho

Estava eu lendo as mensagens que recebo inbox (são inúmeras e não dou conta de responder todas) quando vejo a de uma moça dizendo que trabalha no Instituto Lula e gostaria de conversar comigo sobre um texto que escrevi cujo link para quem não viu segue aqui:

https://elikatakimoto.com/…/24/prometo-nao-tocar-no-assunto/

A moça que se chama Gabriella pediu meu telefone. Dei uma estalqueada de leve nela para saber com quem estava conversando e se poderia fornecer meu número. Vi várias fotos no perfil dela com o Lula. Quem tira foto com o Lula não pode ser má pessoa, pensei. Quem acreditou e acredita nele torce para que a desigualdade social diminua, fica feliz em ver negros em universidades e pessoas saindo da linha da miséria. Então, concluí, ela tem cara de quem vai fazer um bom uso do meu telefone e do meu voto de confiança.

Em menos de cinco minutos o telefone tocou.

– Elika, Gabriella do Insititulo Lula. Um minuto que vou transferir sua ligação.

– Ok. – respondi pacientemente.

– Alô, Elika. Oi, querida. Aqui quem fala é o Lula.

Abre parêntese.

Não sei o que você pensa a respeito dessa figura histórica, mas uma coisa é fato: quem estava do outro lado do telefone foi o presidente mais amado do Brasil cuja vida se confunde com a luta de toda uma geração de brasileiros que sonha com um país socialmente mais justo.

Não convém enumerar todos os prêmios e condecorações que ele recebeu não somente aqui como em vários outros países. A título de exemplo, no Brasil, Lula recebeu a medalha de ordem do Mérito Militar, Naval, Aeronáutica, a Ordem do Cruzeiro do Sul, do Rio Branco, a ordem do Mérito Judiciário e da Ordem Nacional do Mérito. Recebeu da UNESCO, em 2008 o Prêmio da Paz; em 2009 foi destacado como O Homem do Ano nos jornais Le Monde e o El País. Em 2012 recebeu o prêmio de Estadista Global em Davos na Suíça. Mas há N outros que não citarei para a postagem não virar uma biografia dele.

O que quero dizer a vocês é que eu estava falando com um homem que mudou o destino de muitos brasileiros e no qual votei em todas as vezes em que ele se candidatou para presidente por acreditar no projeto que ele apresentou.

Não estou dizendo que quem me ligou foi o homem mais honesto do Brasil, mas sem dúvida, o homem que proibiu em seu governo a palavra “gasto” quando o assunto era Educação e Saúde. O responsável pelo Brasil ter saído do mapa da fome e por hoje ter nas salas de aula do meu CEFET, negros e pessoas carentes cujo destino foi mudado por uma oportunidade. Como disse no meu texto supra citado “Se ganharam os cotistas com a oportunidade, ganhamos muito mais os professores por entender que capacidade intelectual nada tem a ver com a nota de uma prova de seleção e mais ainda enriqueceram os outros alunos por testemunhar o esforço de quem vive em outra realidade.”

Fecha parêntese.

– Mas o quê? Como?! Lula!!! Não acredito!!!!!

– Acredite, querida. Estou te ligando porque quero te parabenizar e agradecer por esse texto maravilhoso que você escreveu.

– Mas quem me garante que não é um imitador? No Brasil inteiro tem gente que imita o Lula!

– Deixe de bobeira, companheira. Sou eu.

Daí, meu povo, eu saí de mim. Meu coração acelerou. Se fosse o Fernando Henrique me ligando eu ia ficar feliz porque tenho umas coisas para dizer para ele. Mas Lula?! Meodeos. Não queria deixar a emoção estragar aqueles minutos. Pensei: “aproveite esse momento, Elika. Fale, pergunte… agarre a oportunidade. Quantas pessoas você acha que recebe uma ligação do Lula?”, refleti e tentei me acalmar.

– Presidente, – assim o chamei no impulso – eu quero lhe dizer que quem merece ser parabenizado por tudo não sou eu e sim você. Em nome de todos os brasileiros que hoje comem, se vestem e estudam, eu quero dizer: muito obrigada, Lula. E receba todo meu sentimento pelo falecimento de Dona Marisa.

– Obrigada, companheira. Mas quero te dizer umas coisas. Eu não sou de sair ligando para todo mundo. Mas seu texto me tocou muito. Percebi sinceridade nele inteiro e sua angústia com tudo o que está acontecendo. Liguei para te abraçar, agradecer e dizer para continuar sendo quem você é porque você é uma pessoa maravilhosa demais.

Ah gente… sinto muito. Chorei como um bezerro com ele do outro lado da linha e soluçando falei:

– Presidente, eu não quero deixar passar essa oportunidade e preciso te fazer uma pergunta. O nosso país anda esquisito, você viu pelo meu texto que ando sofrendo pressão para deixar de falar sobre política, todo dia uma notícia desse governo que vai de encontro ao projeto de diminuição da desigualdade social… Eu não tenho vontade de desistir de lutar porque sou dessas, meu presidente, de insistir nos sonhos. Mas, por vezes, lutamos apenas para não deixar o inimigo nos abater sem que resistamos, ainda que a morte seja certa. Isso posto: Lula, como você vê o futuro do nosso país? Sua luta está sendo movida pela esperança de ainda tocar para frente o seu projeto ou apenas para ter uma morte política digna?

A resposta veio imediata:

– Companheira, acredite que há muita coisa boa para acontecer. Estou animado e muito otimista.

E me disse muito mais coisas que acho que não convém falar aqui. Frases boas de serem ouvidas, sabe? Dessas que dá vontade da gente fazer muito mais do que anda fazendo pelo próximo.

Enfim, gente. É isso. Lula me ligou, disse que sou maravilhosa e trouxe a força que me faltava para continuar lutando por uma sociedade mais justa.

Felicidade é pouco. O que sinto não tem nome.

Vou ali agora enfartar e já volto.

Zerei a vida…

157 comentários em ““Deixe de bobeira, companheira. Sou eu.”

  1. Há 15 anos atrás eu chamava o Lula de sapo barbudo, um dia totalmente desconsolado com a vida e a politica, resolvi atender o pedido de minha filha de 3 anos quando saía pra votar. Pai, vota no Lula, incontinenti peguei ela no colo e levei comigo, fiz ela apertar as teclas 13 e disse, Deus te abençoe minha filha, daí em diante foram dias maravilhosos vividos cheios de oportunidades, prosperidade e esperança. Hoje vejo tudo se afunilando, já me assalta o medo de não poder ver a minha filha cursar uma faculdade mas igual vc Elika estamos lutando e nos sentimos também abraçados e confortados pelo Lula. Li o seu texto e o seu telefonema chorando e entendi com profundidade a frase O MELHOR DO BRASIL É O BRASILEIRO! obrigado Elika, obrigado Lula.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Elika, chorei junto!!! Às vezes a gente precisa de umas palavras boas pra continuar lutando. Obrigada por compartilhar!!!

        Curtir

    1. Parabéns Elika!
      Continue persistente, tbem acredito apesar dis pesares, que coisas boas ainda virão… Uffa!
      E se Lula ne ligasse, AFF, não sei o que faria. Se Iria chorar, gritar , enche-lo de perguntas, elogios…Nossaaa!!! Não sei, não sei…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nao posso dizer que nao senti uma pontinha de inveja de ti, mas preciso dizer que li o que escreveu, sobre o que ele lhe disse e senti como se fosse para mim, pir isso lhe digo “obrigada” por compartilhar sua alegria, obrigada por renovar mesmo que indiretamente renovar minhas forças…

    Curtir

  3. Sou MILITANTE deste GRANDE homem por mais de 25 anos.Um SER de tamanha bondade, apaixonado pelo BRASIL.Defensor de nossa NAÇÃO.Continuarei lutando.pelo Brasil como ele luta.Todas a vezes que ELE esteve no DF,lá estava eu com minha bandeira.Sou funcionario publico federa,Não tive grandes ganhos, mais vi meus compatriotas, os mais humildes ter: Luz para todos.Casas,ir ao supermercado e encher seus carinhos.Os mais MÉDICOS,assistindo os desamparados,O FOME ZERO.PRONATEC.ENEM,PROUNI,etc,etc.COMO Não poderei esta ao lado de GRANDE HOMEM.

    Curtir

  4. Muito emocionante. Lula é um gigante e vc, Élika, tenho certeza que faz por merecer o q este telefonema representa. É a voz da esperança que chega até nós em momento tão oportuno. Obrigada por compartilhar essa emoção e por nos dar uma razão para seguir adiante. Vou pinçar este momento deste turbilhão político, para voltar nele sempre que meu coração estiver desalentado.

    Curtir

  5. Estava ficando muito pessimista. Precisamos acreditar no futuro e continuar lutando.Li seu texto, realmente é maravilhoso Parabéns.

    Curtir

  6. Você me representa mulher. Sua passagem por esta vida é de grande valia. Lula não se seria o trabalho de não fosse para falar com uma guerreira. Votei e sempre votarei nele. Meus temores são imensos, mas a esperança é infinitamente superior.

    Curtir

  7. Obrigado, Professora, por essa maravilha que escreveste. Um grande abraço deste também Professor que visita o seu blog, pela primeira vez, por causa do Lula. Que prestígio hein? Valeu, Elika, que Deus continue te abençoando. A luta é eterna, a vitória, certa.

    Curtir

  8. Também estou muito emocionado…parabéns!!! Continue acreditando…eu acredito nesse homem…ele foi feito para o Brasil e para nós! E nós daremos o nosso voto a ele! Até a vitória Lula!!!

    Curtir

  9. Emocionado li seu texto.
    Sua luta, é a nossa luta. Queremos um Brasil digno para TODOS!
    E Lula, é nossa inspiração.
    Minha mulher, que tem problemas motores por conta de erros de médicocos, teve 1% essa emoção quando Dilma estendeu seus abraços sobre duas barras de ferro e a alcançou.
    Parabéns e obrigado!

    Curtir

  10. Parabéns colega, pelo texto e pela causa do infarto. E se o Lula te ligar de novo diz a ele que eu preciso muito bater um papo, estarei aguardando.
    Abraços.

    Curtir

  11. Eu me emocionei lendo seu texto. Também estou preocupada com os tempos sombrios do pós-golpe. E também sou professora. Consegui licença pra fazer meu mestrado há 5 anos. Esse ano, ingressei no doutorado. Mas não tenho mais direito à licença pra estudar. A educação voltou a ser “gasto”. E também tenho ouvido muito que vai piorar. Saber que Lula está confiante, deixa-me esperançosa. Obrigada companheira, por compartilhar conosco esse momento incrível da sua vida. Seu relato acendeu a esperança no coração de muita gente.

    Curtir

  12. Que lindo Leila! Imagino sua emoção! Hj tenho 56 anos, e ainda lembro a emoção que senti ao vê- lo pela primeira vez . Estou muito sensibilizada com a ocupação e luta do pessoal do MTST na Paulista, assisti “eu não sou seu negro” é mais que nunca acredito que temos o dever de lutar. Maria de Fátima Timoteo; m.fatima.timoteo@gmail.com

    Curtir

  13. Parabéns, Elika.
    Também sou professor, sinto a mesma apreensão e inquietação quanto aos rumos que nosso país vem trilhando. Vejo com muita preocupação a caçada político-judicial pela qual Lula vem passando.
    Votei no Lula em TODAS as eleições que ele disputou porque também acredito que nosso Brasil tem todas as condições para ser uma pátria justa, com oportunidades iguais para todos e todas, independentemente da cor, raça ou condição social.
    Seu texto realmente é belíssimo, como belíssimo foi também, você receber o telefonema do nosso grande LULA.

    Curtir

  14. Olá, Elika!
    Acabo de salvar o seu blog entre os meus favoritos. O conheci, primeiro por meio do meu ídolo Fernando Brito do Tijolaço. Utilizei seu artigo hoje na minha aula de Projetos na EJa. Sou professor de História no Instituto Federal de Goiás, unidade de Jataí, sudoeste do estado. Amei seu artigo e decidi compartilhar com meus alunos. Claro, enquanto liam em voz alta eu secava as lágrimas que brotavam sutilmente. Fiquei imaginando como você conseguiu conversar com o nosso Lula. Eu só choraria de emoção. Lindo demais.
    Comecei a ler outras postagens e adorei. Como diz meu amigo Luis Suzigan: “viceia”. Ah, também sou um homem de muita sorte!!! rsrs
    Beijo e muita luz!!!!
    Marquinho
    Não deixe de conhecer a minha rádio na web. Há onze toco o melhor da música brasileira no que eu denomino de universo paralelo:
    http://www.radioweb.bocalivre.org

    Curtir

  15. Estou tão feliz por você! Estou emocionada.
    Obrigada a você e ao Presidente Lula, por ter me possibilitado hoje “zerar a vida”. Renovei as esperanças. Por meus filhos, pelos pobres, pelos negros, pelos oprimidos, eu vou lutar.

    Curtir

  16. Cara companheira Elika, o seu sentimento é o nosso sentimento, o seu texto subscrevemos, a sua angústia é a nossa angústia, a sua alegria é a nossa alegria, a sua esperança é a nossa esperança. As palavras do nosso querido e comandante Lula nos fortalece na luta, um homem forjado nas batalhas do dia a dia não deixará o país sem identidade e sem nome, não abandonará os pobres e oprimidos, não permitirá ser vencido, podem lhe tirar tudo na vida, como tiraram a nosso querida Marisa, podem falar mal, mentirem… o que lhes falta fazer? Mas não vão calar a mais alta, forte, calejada, e linda voz daquele que dá esperança ao seu povo e nós não vamos deixar ele só. Somos uma nação que temos um lider a seguir, estamos juntos e misturados, raças, credos, pobres, desassistidos, intelectuais e símplices, somos um povo que não desiste nunca. E vamos construir o nosso futuro, porque quem iniciou a obra é capaz de terminar, e vai fazê-lo.
    Elika, você fez um bem incalculável para nós, jogou gasolina e tocou fogo, a chama arde e quando começa a arder o nosso Lula se fortalece, não nos deixamos abater, estejamos firmes nas trincheiras, o combate agora se torna mais gostoso, e a vitória é nossa, acredite tem muita coisa pra fazer. E sabemos quem está a nossa frente. Obrigado meu Senhor, fortalece o nosso Presidente!
    Do meio da Floresta Amazônica, deixo o meu abraço caboclo!

    Curtir

  17. Elika, to chorando aqui, como vou explicar isso pros meus gatos? Enfim, piadas à parte, que honra, né? Como você bem disse, independente de acusações, o homem é quem é e uma ligação otimista dele é um baita conforto em dias tão trevos!

    Curtir

  18. Elika, assim como você, nessa sua ligação com o Lula, nos sentimos representados. Lula fala comigo desde 1989, quando eu tinha apenas 10 anos de idade, parece bobagem, mas de lá pra cá, pego-me a repetir ideias e pensamentos que me consumiram a alma e o espírito, achava que era especial, pois meu senso de justiça era muito aguçado, minha politização em defender os oprimidos sempre estiveram do meu lado, sem entender direito o que isso significava e como essas ideias vieram povoar minha cabeça, depois me dei conta que não se tratava das minhas ideias, mas ideias do maior gênio político que o Brasil produziu, o cara, Lula. Na ocasião, desse mesmo ano de 1989, eu fugi de casa para me encontrar com um homem que se comunicava comigo diretamente com meu coração, mas infelizmente, ele não pode comparecer ao comício na cidade de Sobral, que fica a 42 km da minha cidade, Santana do Acaraú-CE, fui na esperança de poder vê-lo e ouvir de perto o que Lula tinha a dizer para mim e para todos os brasileiros.
    Todos esses anos se passaram e eu ainda não tive a honra de estar cara-a-cara com o homem que plantou uma semente no meu coração e que carrego comigo essa esperança de ainda poder vê-lo como presidente do Brasil novamente e continuar seu destino, que é mudar definitivamente a vida de todos os brasileiros.

    Curtir

  19. Assumo, tenho 60 anos e na minha juventude apoiei o regime militar no Brasil, Assumo, na minha juventude eu só via gente honesta e correta na direita e odiava a esquerda, Assumo, na minha juventude não tinha ginásio para todos (só pra minoria) e eu só consegui terminar o segundo grau aos 40 anos de idade, Assumo, passei a me questionar e a rever meus conceitos e um dia votei no Lula pela primeira vez, repeti por 7 vezes ( nele e em Dilma) e hoje sinto tristeza pelos votos que deu pra direita em minha juventude, vivi a ditadura militar e hj detesto só de pensar e ver gente que nunca viveu defender isso, Assumo, Lula você é meu Presidente hoje e sempre, pois vivi no país de oportunidades que você criou, sim Presidente eu minha família pobre que nunca ocupou um cargo por favores de políticos está com saudades do Senhor, Volta Presidente O Brasil precisa de sonhar de novo sem medo de ser feliz.

    Curtir

  20. Não sei se conseguiria descrever a emoção que você sentiu. Também trabalho na rede federal, no IFPI Floriano, depois da expansão da rede feita por Lula. Graças aos investimentos em educação, trabalho hoje no lugar que sempre desejei. E todos os professores fazemos um trabalho maravilhoso no processo de formação dos alunos. A maioria deles ascendem à universidade e temos inúmeros professores, médicos, engenheiros, advogados, dentistas… que são originários das classes subalternas. Esta instituição tem possibilitado de forma espantosa uma elevação na qualidade de vida de centenas de pessoas. E tudo isso devemos ao Lula. Promoção social só faz quem vê o ser humano como ente fundamental na sociedade. Ele é o cara mesmo.

    Jair Feitosa.

    Curtir

  21. Adorei a matéria e a Élika exprime tudo aquilo que nós, admiradores do LULA gostaria de dizer. Infelizmente me parte o coração quando vejo alguém que só se beneficiou do que esse grande homem fez e hoje o crítica. É repugnante que pessoas detentoras de conhecimento consigam apagar da mente tudo o que foi feito pelo nosso país. Sou uma eterna admiradora da administração de LULA.

    Curtir

  22. Mulheres com você Elika vão tecendo um novo Brasil na mente da gente apesar dos retrocessos momentâneos promovidos pela elite reacionária. Lula e o Partido dos Trabalhadores se confundem porque ambos representam os sonhos mais legítimos do brasileiro porque Lula e os verdeiros militantes do PT sonham os sonhos do povo. Com mandato, cargo ou filiação partidária os oportunistas de ocasião que se valem da sigla PT para se locupletar vão embora quando sentirem sobre si o ônus da causa social que mobilizar o petista.

    Curtir

  23. Também tuve o prazer de abraçar Lula e agradecer, por tudo o que faz por nós. Ele é un exemplo que devemos seguir e refletir nas nossas açöes diárias, na luta pela transformaçäo social.

    Curtir

  24. Meu Deussssss eu chorei só de ler imagina se fosse eu, morria de felicidade Parabéns você merece linda ! Continuamos todos na luta Viva Lula Vila nosso eterno presidente #LulaPresidente2018

    Curtir

  25. Fiquei muito tocado com o seu texto, Profª Elika! Os tempos agora são difíceis, trevosos até, mas assim como superamos as trevas anos atrás, superaremos estas de agora também.
    Professores, mães, mulheres e seres humanos como você são inestimáveis e mais do que necessários para que ainda tenhamos um futuro neste país.
    Você e todas as pessoas realmente de bem têm o meu apoio.
    FORÇA SEMPRE!

    Curtir

  26. Fico impressionada com essa força que é Lula, passando por situações tão difíceis , eu não aguentaria nem 1% e ainda continua pensando no povo sofrido, na educação , saúde e dando força para os brasileiros…Isso é força que vem de Deus…

    Curtido por 1 pessoa

  27. Parabéns Alika!
    Sinto feliz por vc compartilhar a sua emoção pois é também a minha! Que belo texto que escreveu, muito verdadeiro, é tudo que nós brasileiros conscientes, sentimos! Lula e mesmo um iluminado por Deus, só uma pessoa assim teria tanta força!!!

    Curtido por 1 pessoa

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s