Yuki, o Flash e a Física Moderna

flash

– Mãe, me responde essa que minha cabeça está dando um nó. – veio Yuki, meu caçula. – se o Flash correr na velocidade da luz e passar em frente a um espelho… a imagem dele no espelho vai aparecer depois ou não vai aparecer nada?

Caraca. Quase infartei de tanto orgulho. Essa foi uma das perguntas que Einstein se fez quando começou a pensar sobre a velocidade da luz!!! Claro que Einstein não mencionou o Flash e nem Yuki chegou à Teoria da Relatividade. Pouco importa.

– Well, meu filho, pensemos no seguint…

Antes de eu começar a responder essa, ele continuou

– Se o Flash correr com a velocidade da luz de cabeça para baixo no teto o que aconteceria?

– Ele cairia oras. A gravidade puxaria ele para baixo. – disse eu subestimando a cria.

– Mãe, você está me dizendo que a força da gravidade é mais rápida que a luz?! – questionou ele completamente livre das amarras de Newton.

– Estou dizendo que ela é instantânea e a luz não. – respondi eu completamente apegada à física clássica.

– Não faz sentido isso, mãe! A Terra precisa de um tempo para comunicar ao Flash essa força! Não faz sentido ser instantânea! Todo corpo precisa de um tempo para se comunicar com outro! Para mim, o Flash consegue correr de cabeça para baixo porque a velocidade dele é maior do que a que a Terra leva para falar para ele que ele tem que cair…

Meodeos… Yuki com uma das maiores questões da física moderna aqui por causa do Flash.

Estamos discutindo agora como ocorrem forças à distância e a possibilidade delas acontecerem e a necessidade de um meio para estabelecer essa comunicação entre dois corpos de massas.

Yuki está alucinado. Uma graça!

A conversa está tão boa que acho que em 2017 teremos mais um livro de Física Moderna para crianças (“Isaac no Mundo das Partículas” ainda não foi publicado).

Benditos sejam os super heróis e os questionamentos infantis.

2 comentários em “Yuki, o Flash e a Física Moderna

Participe! Comente você também!