Sexta-feira, 3 de setembro embarquei do Rio de Janeiro para São Paulo, depois, de São Paulo para Frankfurt/Alemanha com conexão para Genebra/Suíça no sábado. E de Genebra, com ônibus fretado pelo CERN – the European Organization for Nuclear Research, vim para Saint Genis Pouilly/França, onde estou hospedada com mais outros 19 colegas professores brasileiros participando da Escola de Física do CERN. Literalmente, uma viagem!!!
O evento começou oficialmente às 14h, depois do almoço, já com os 76 professores: 20 do Brasil e 56 de Portugal, Angola e Moçambique.
Com abertura do professor Pedro, recebemos as boas vindas do prof. Mike, coordenador da Escola junto ao CERN e em seguida tivemos uma apresentação geral do prof. José Carlos cuja intenção foi aguçar a nossa curiosidade sobre o que vai acontecer ao longo da semana. E ele conseguiu! Tudo bem… eu bocejei um bocado, mas é por causa desse maldito fuso-horário!
Depois fomos visitar dois experimentos: o Atlas e o CMS. E tivemos uma aula detalhada de como funciona o confinamento dos feixes de prótons ao longo do anel de 27 km do LHC.
Essa aí em cima é a sala de controle do Atlas!

Vale lembrar que essa atividade é um programa oficial do CERN para professores de Ensino Médio dos países membros. O Brasil coopera com o CERN mas (ainda) não é membro. Logo, para que nós brasileiros participássemos deste evento, tivemos que entrar na cota dos portugueses que gentilmente nos abriram espaço por iniciativa do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
A organização do grupo é coordenada pela Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF – Sociedade Brasileira de Física da qual o prof. Nilson Marcos Dias Garcia, docente da UTFPR, é secretário. Ele também foi nosso guia desde a organização do evento, ainda no Brasil, e chegou antes em Genebra para garantir que tudo acontecesse da melhor maneira possível.
Nós professores do Brasil participantes deste curso de capacitação contamos com apoio financeiro do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas que estamos recebendo apoio financeiro do Departamento de Educação Básica da CAPES (através do prof. João Teatini) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (através do prof. Ildeu de Castro Moreira).

E esse foi só o nosso primeiro dia!!!
Até breve!
Só tenho uma palavra: D+++++++++++++++++Dan
CurtirCurtir
CARACAAO curso deve ser genial, algo fora de sério.Parabéns Elika, aproveite bastante esta oportunidade, não despedisse muito tempo dormindo.Fique o maximo que vc puder acordada, rsrs.Sucesso.Beijos
CurtirCurtir
Bacana hein, elika?Curte bastante ai, mas sem esquecer do meu souvenir!olha lá hein! beijokas!Pedro Winter
CurtirCurtir
Bem, você parece que pretendia aguçar a nossa curiosidade. Você conseguiu, vamos percorrer cada um dos vinte e sete quilômetros desse acelerador, para saber o que aconteceu com o feixe de prótons.O acontecimento e a oportunidade são únicos. Boa sorte, quando tiver tempo, olhe de lado, e veja a maravilha que é a natureza, e a vida desacelerada. Beijos e até breve
CurtirCurtir
Oi, Elika,Aproveite bastante!!!!Beijos, Elise.
CurtirCurtir
Oi LKRecebiGrande alegria te ver no CERN.BJ GRANDE.Felipe Nogarol
CurtirCurtir
Oi Élika!!!! Fiquei seper feliz com mais essa sua aventura, agora é pra valer, vamos acelerar!!!!!Você merece menina!!!!!!!bjs mil
CurtirCurtir
Mãe eu te amo! Vc merece isso tudo! Estou morrendo de saudades!Mil beijos!
CurtirCurtir
Muito me deixa feliz vê-la com esse sorriso de criança que ganhou a primeira bicicleta e está prestes a vencer o desafio de dar as primeiras padaladas, por conta própria. Obrigado pela mensagem. beijos Luis Manuel
CurtirCurtir
li, ou melhor, vi
CurtirCurtir
Meu amor,já passei por aqui diversas vezes…estou aguardando a atualização,Você merece tudo isso, e muito mais,aproveite ao máximo, aqui, estamos todos acompanhando tudo,nós te amamos demais!
CurtirCurtir