CERN ! Nem Acredito!!!

Sexta-feira, 3 de setembro embarquei do Rio de Janeiro para São Paulo, depois, de  São Paulo para Frankfurt/Alemanha com conexão para Genebra/Suíça no sábado. E de Genebra, com ônibus fretado pelo CERN – the European Organization for Nuclear Research, vim para Saint Genis Pouilly/França, onde estou hospedada com mais outros 19 colegas professores brasileiros participando da Escola de Física do CERN. Literalmente, uma viagem!!!
O evento começou oficialmente às 14h, depois do almoço, já com os 76 professores: 20 do Brasil e 56 de Portugal, Angola e Moçambique.
Com abertura do professor Pedro, recebemos as boas vindas do prof. Mike, coordenador da Escola junto ao CERN e em seguida tivemos uma apresentação geral do prof. José Carlos cuja intenção foi aguçar a nossa curiosidade sobre o que vai acontecer ao longo da semana. E ele conseguiu! Tudo bem… eu bocejei um bocado, mas é por causa desse maldito fuso-horário!
Depois fomos visitar dois experimentos: o Atlas e o CMS. E tivemos uma aula detalhada de como funciona o confinamento dos feixes de prótons ao longo do anel de 27 km do LHC.
Essa aí em cima é a sala de controle do Atlas!
Dipolo de 15m (em corte) no interior do qual são aceleradas as partículas. O conjunto de dipolos forma uma circunferência de 27km e encontra-se em um túnel 100m abaixo da superfície. Os tubos estão a uma temperatura e pressão menor que a existente no espaço interestelar.
Vale lembrar que essa atividade é um programa oficial do CERN para professores de Ensino Médio dos países membros. O Brasil coopera com o CERN mas (ainda) não é membro. Logo, para que nós brasileiros participássemos deste evento, tivemos que entrar na cota dos portugueses que gentilmente nos abriram espaço por iniciativa do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
A organização do grupo é coordenada pela Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF – Sociedade Brasileira de Física da qual o prof. Nilson Marcos Dias Garcia, docente da UTFPR, é secretário. Ele também foi nosso guia desde a organização do evento, ainda no Brasil, e chegou antes em Genebra para garantir que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

Nós professores do Brasil participantes deste curso de capacitação contamos com apoio financeiro do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas que estamos recebendo apoio financeiro do Departamento de Educação Básica da CAPES (através do prof. João Teatini) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (através do prof. Ildeu de Castro Moreira).

E esse foi só o nosso primeiro dia!!!
Até breve!

11 comentários em “CERN ! Nem Acredito!!!

  1. CARACAAO curso deve ser genial, algo fora de sério.Parabéns Elika, aproveite bastante esta oportunidade, não despedisse muito tempo dormindo.Fique o maximo que vc puder acordada, rsrs.Sucesso.Beijos

    Curtir

  2. Bem, você parece que pretendia aguçar a nossa curiosidade. Você conseguiu, vamos percorrer cada um dos vinte e sete quilômetros desse acelerador, para saber o que aconteceu com o feixe de prótons.O acontecimento e a oportunidade são únicos. Boa sorte, quando tiver tempo, olhe de lado, e veja a maravilha que é a natureza, e a vida desacelerada. Beijos e até breve

    Curtir

  3. Muito me deixa feliz vê-la com esse sorriso de criança que ganhou a primeira bicicleta e está prestes a vencer o desafio de dar as primeiras padaladas, por conta própria. Obrigado pela mensagem. beijos Luis Manuel

    Curtir

  4. Meu amor,já passei por aqui diversas vezes…estou aguardando a atualização,Você merece tudo isso, e muito mais,aproveite ao máximo, aqui, estamos todos acompanhando tudo,nós te amamos demais!

    Curtir

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s