Liberdade de expressar o são

images (2)

Rachel Sheherazade, a repórter do SBT, foi ao público dizer a sua opinião sobre o menino que foi acorrentado ao poste depois de ter sido surrado e despido por um grupo de justiceiros. O fato atiçou os dedos nos teclados de todos e vimos ataques ferrenhos a repórter. Embora tenha ficado estarrecida com a postura da infeliz, a despeito d´eu tê-la julgado como uma completa boçal, acho que o direito dela de expressão não pode ser menor do que as minhas ideias e os meus valores. Tudo bem, ela é jornalista, tem aquele papo todo de ética, de discurso fascista e bababá bububú. Sei disso. Mas de tudo que li, tive uma grande dúvida: temos o direito de nos expressar, mas a liberdade, de fato, existe no nosso país? Esta pode acabar quando ofende os princípios de terceiros? A sua liberdade termina quando a sua ideia contraria a minha?

Não. Não era para ser assim… antes de mais nada, vale saber que se hoje não estamos de acordo com o que um fala, amanhã poderemos ser nós os que são contrariados quando viermos a público. Será certo fazer com que prendamos e domestiquemos as nossas palavras? A garantia da liberdade de se expressar deve ser conservada, ainda que nos cause aversão? Limitá-la não seria o mesmo que censurá-la?

É muito difícil defender a liberdade de expressão escutando aquilo que não se deseja ouvir, sabendo que ela, a liberdade de se expressar, esteja se tornando o principal incentivo da propagação da violência em nosso país. Mas, de que vale essa liberdade de expressão se não se pode dizer o que se pensa? Se eu não reconhecer que o imbecil que fala seja um portador dos mesmos direitos que eu tenho, eu não estaria me igualando a ele em um certo tipo de imbecilidade?

Deixemos que os idiotas se manifestem. Parafraseando Martin Luther King, não devemos nos preocupar com o grito dos violentos, dos que não tem ética. Devemos sim nos preocupar com o silêncio dos bons. E acrescento, que estes falem, mas que também não alucinem.

Deixe um comentário

Arquivado em Opinião

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s