Genesis 2020

No princípio, era só na China.

E a coisa era aparentemente sem entendimento e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo.

E disseram: fiquem em casa.

E vimos que ficar em casa era bom e uma luz, pois fazia a curva ser achatada e o sistema de saúde não entrar em colapso. E vimos a praga se alastrar pelo mundo.

Mas muitos chefes de nação se preocuparam com a economia.

E fez-se separação entre a luz e as trevas.

E daí chamamos o covid de pandemia; e vimos a importância do SUS e de um estado forte. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

E disseram os bolsominions: temos a cloroquina, o Brasil não pode parar, isso é coisa de comunista. E morreram mais dez mil. E caiu um ministro da saúde. Moro denunciou Bolsonaro. E caiu o segundo ministro da saúde. Mais de 20 mil mortos. Houve uma expansão no meio das águas, e houve separação entre águas e águas.

E fizeram os bolsominions mais manifestações e assim a separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

E chamaram eles a contaminação do vírus de fakenews, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

E disse Bolsonaro: E daí?.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

E disseram eles: A oportunidade que nós temos, que a imprensa está nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, ir passando a boiada, mudando todo o regramento.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

E disse ele: Alguns vão morrer? Vão, ué, lamento. É a vida.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E disse ele: O brasileiro tem de ser estudado, não pega nada. O cara pula em esgoto, sai, mergulha e não acontece nada.

E fez o governo Bolsonaro as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua vontade, e todo o réptil da terra conforme a sua necessidade; e viram eles que era rápido e fácil.

E disseram alguns governadores e prefeitos: Façamos o certo à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: homem, macho, branco e hétero. E dominemos sobre os negros das favelas, e sobre as mulheres em casa, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o analfabeto sem instrução que se move sobre a terra.

E que o comércio seja reaberto e que não se fale sobre os hospitais lotados, que se mencione sempre a cloroquina, que se manipule o número de óbitos, que tudo se transforme numa conspiração comunista e que não seja paga a renda emergencial.

E viram eles tudo quanto tinha feito, e eis que matar os mais pobres, idosos e vulneráveis era muito fácil; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

E houve manifestações antifacistas com aglomeração pelas capitais e a gente não sabia se ficava triste ou regozijava-se. E foi domingo, o dia sétimo.

5 comentários em “Genesis 2020

  1. Prezada Erika,
    A primeira vez que tomei conhecimento de suas crônicas (há um ano, mais ou menos), interessei-me em apreciar o seu estilo literário, muito bom e bastante próximo daquele que me dava gosto de ler. Entretanto, com a leitura das crônicas seguintes que me passaram a ser enviadas rotineiramente, notei que havia algo mais que estava sendo transmitido aos seus leitores, o que passou a não me agradar. Refiro-me à politização enraizada nos seus textos, o que eu esperava que não acontecesse para não ferir a susceptibilidade de quem não concordasse com suas ironias e ilações propositais. Portanto, não aceitando essa variante da sua linha editorial, da qual, reconheço que lhe é justo o direito de liberdade de expressão, reservo-me, também, como o meu livre arbítrio, de abandonar as leituras que porventura doravante me seriam encaminhadas e para as quais eu solicito o cancelamento do envio para o meu email. Entenda, não estou querendo polemizar, cada um tem o direito e a liberdade de falar ou de escrever aquilo que lhe convém. Da mesma forma, assim, também, eu tenho o direito de ler aquilo que me agrada e desprezar o implícito em seus textos que imaginei, de início, que não seriam politizados.

    Curtir

  2. Elika, Texto perfeito! Amo sua linha editorial.
    Sem o conhecimento das perversidades da política ora imposta pelo ocupante do Planalto, somos meros gados como se vê hoje em 30% das brasileiras e brasileiros que , sendo fascistas não são gente. São aberrações nazistas.
    Amanhã estarei firme acompanhando o “Quarentena”!
    Não deixe de me enviar os seus e-mails, ok?

    Curtir

Participe! Comente você também!