Bolsa Família

Para equilibrar o que vemos por aqui sobre o Bolsa Família. Nesse momento, muitos passarão para outra postagem porque estão de saco cheio e não querem saber de política. Mas para os que ficam comigo, uma breve reflexão. Vemos inúmeros compartilhamentos tentando convencer que o benefício é um estímulo à vagabundagem e à multiplicação dos pobres no Brasil dado que ‘filho de pobre’ é sinônimo de receber mais benefício do governo. A solução dada por esses que criticam o programa é muito simples e burra da Dilma que não pensou nisso antes: era só dar emprego do que esmola! E perguntam: È justo eu sustentar quem não quer trabalhar? Ou ainda: Acham lícito e honesto ganhar dinheiro sem trabalhar? Engraçado é perceber que quem fala isso não critica com o mesmo ódio a mais-valia, não critica os rendimentos das aplicações financeiras baseados na dívida pública federal, da aplicação nas bolsas, dos fundos de investimento… Ricos que ganham sem trabalhar ou que lucram em cima do suor de outros não são considerados vagabundos. Vai entender…

No mais, o auxílio financeiro dado às famílias em situação de extrema pobreza pelo programa Bolsa Família não desestimula os favorecidos a buscar emprego. Eu não vou citar números. Basta procurar no gúgol. Aproveite e procure também saber sobre a queda da mortalidade infantil por desnutrição e diarreia e o decaimento da taxa de fertilidade no nosso país. E pense comigo, por que alguém iria preferir a segurança do $ dado pelo programa do que um salário? A meu ver, seria porque a remuneração ou deve ser baixa demais ou a garantia de permanência no emprego inexistente, não? Fala sério… Há muita crítica sem fundamento por aqui, carregada somente de ranço politiqueiro.

O Bolsa Família foi elogiado por órgãos como Banco Mundial, ONU e FMI. Teria sido à toa? Se fosse tão ruim assim e fizesse esse estrago na mente das classes desfavorecidas tornando-as parasitas, o programa teria sido copiado por outros países e sido considerado como um exemplo de programa de distribuição de renda, combate a fome e acesso a educação e saúde básica?

É claro que o Bolsa Família não é a solução dos problemas do Brasil. Ninguém é burro de defender isso. Todos sabemos que temos que investir em educação e saúde além de infraestrutura. O Bolsa Família não é a nossa oitava maravilha, mas é muito melhor que nada. E um começo.

Para finalizar, atacam o programa dizendo que isso é uma compra de voto descarada. Quanto melhor se todas as compras de voto nos dessem dinheiro ao invés de nos tirar, não?

Deixe um comentário

Arquivado em Opinião

Participe! Comente você também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s